Google cria fundo para combater desinformação sobre a vacina

Buscar

Google cria fundo para combater desinformação sobre a vacina

Buscar
Publicidade

Mídia

Google cria fundo para combater desinformação sobre a vacina

Plataforma de US$ 3 milhões vai beneficiar veículos jornalísticos que atuem na checagem de notícias


12 de janeiro de 2021 - 11h48

Desinformação teria crescido com início da vacinação no mundo (credito: Nordroden_/istock)

A Google News Initiative está lançando um Fundo Aberto de US$ 3 milhões contra a desinformação sobre as vacinas da Covid-19. A iniciativa vai beneficiar veículos jornalísticos que se proponham a trabalhar na checagem de notícias e no combate à desinformação. Segundo o Google, até agora, mais de dez mil fatos já foram checados sobre a pandemia. Entretanto, com o início da vacinação ao redor do mundo, a desinformação vem se agravando.

O fundo é global e aberto para veículos jornalísticos de todos os tamanhos, que tenham um histórico comprovado de verificação e checagem de fatos ou mesmo parceria com organizações que contem com esse reconhecimento. O Google formou uma equipe que vai avaliar as inscrições. De acordo com a companhia, serão priorizados projetos colaborativos, com equipe interdisciplinar e metodologia clara para mensuração do êxito.

Além do fenômeno da desinformação estar sendo agravado com o início da vacinação, o Google News Initiative destaca que determinadas camadas da população estão mais expostas a este risco e afirma que os veículos devem estar dispostos a trabalhar para suprir essas lacunas. O Google já vinha criando ações nesse sentido desde abril de 2020. Os critérios de elegibilidade e o passo a passo para a inscrição estão disponíveis no site da plataforma.

*Crédito da foto no topo: iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura