Google lança projeto de conteúdo sobre commerce

Buscar

Google lança projeto de conteúdo sobre commerce

Buscar
Publicidade

Mídia

Google lança projeto de conteúdo sobre commerce

Hub Commerce Connections on Air terá podcasts sobre transformações no comércio e na jornada do consumidor


9 de agosto de 2021 - 6h00

Nesta segunda-feira, 9, o Google lança a iniciativa Commerce Connections on Air, hub de conteúdo sobre comércio eletrônico para fomentar discussões, reflexões e compartilhar histórias, boas práticas e dicas de especialistas e profissionais de marketing para demais marcas. O hub é parte do Think with Google, site dedicado a compartilhar dados, tendências e pesquisas do Google com profissionais do marketing.

 

(Crédito: Soundtrap/Unsplash)

De acordo com Flávia Verginelli, diretora geral de estratégia de produtos e inovação do Google Brasil, o Commerce Connections On Air nasceu em meio à mudança nos hábitos de consumo do consumidor, cada vez mais digital, um processo que foi acelerado por conta da pandemia da Covid-19. “Sabemos que a essência do comércio é a mesma há milênios, mas as múltiplas possibilidades de conexões que surgiram em torno dessa arte de vender potencializaram as formas de fazê-lo. O Commerce Connections trata justamente dessas novas conexões do comércio, sempre com o digital como centro da experiência do consumidor”, contextualiza.

A vertical estreia com três episódios do podcast homônimo. O projeto em áudio terá novos episódios semanais. O primeiro consiste em uma conversa entre Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo, e Rafael Russo, diretor de produtos de publicidade, sobre transformações do comércio, do perfil do consumidor e o papel do Google como parceiro das empresas e auxiliador na empreitada de buscar oportunidades para as mesmas.

Presente nesse primeiro episódio “Afinal, o que é Commerce?”, Rafael Russo elenca três principais movimentos no comércio durante a pandemia: economia K (em que algumas empresas se destacaram enquanto outras foram profundamente impactadas); concentração entre os maiores players do e-commerce; varejistas protagonizando fusões e aquisições, criando um ecossistema composto por varejo, marketplace, serviços financeiros, conteúdo, mídia, entretenimento e outros serviços; inovação e valor em todas as etapas da cadeia; e fronteiras entre os setores menos definidas.

“A pandemia da Covid-19 tem estimulado mais pessoas a começar suas jornadas de compra on-line, mesmo que elas terminem fazendo a compra fora do ambiente virtual. Esse comportamento envolve buscar por produtos, pesquisar preços e comparar condições com base nas informações da web antes de tomar uma decisão”, explica. O executivo cita que o Brasil dobrou sua penetração do e-commerce, com 14 milhões de novos e-shoppers, , de acordo com a eMarketer, e será o segundo país com maior crescimento global do varejo online em 2021, um avanço de 26% em relação a 2020.

De acordo com Russo, a intenção do Google é ser parceiro do consumidor ao lhe sugerir produtos durante sua jornada de compra e das empresas de qualquer segmento que estão olhando para o digital como uma forma de alcançar ainda mais consumidores. “Falar sobre commerce é sobre conectar oferta e demanda de forma eficiente, útil e responsável, e o Google é parte desse ecossistema. A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las universalmente úteis e acessíveis. Em commerce, não é diferente. Queremos ajudar pessoas a descobrirem e comprarem os produtos que amam e precisam, sejam esses produtos de um grande varejista, de uma pequena empresa familiar ou de novas marcas que querem se conectar diretamente a eles. E ajudamos as empresas a encontrarem esses potenciais consumidores”, afirma.

Os demais episódios contam com nomes do mercado, como João Machado, gerente sênior de digital da Adidas; Daniel Milagres, diretor de marketing do Carrefour; e Thiago Gurgel, fundador e CEO da Loja do Mecânico, além de profissionais do próprio Google que conduzem o bate-papo. Eles tratarão da jornada de compra do consumidor, estratégias, uso de tecnologia, impacto social e outros tópicos.

Além do podcast, a iniciativa Commerce Connections on Air também oferecerá treinamentos sobre Commerce na plataforma Google Academy e workshops exclusivos para clientes e agências. Por ora, a empresa foca no podcast por conta da flexibilidade do formato e com a meta de aumentar o alcance dos conteúdos sobre o assunto para o maior número de empresas no Brasil.

**Crédito da imagem no topo: Christian Wiediger/Unsplash

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo