Mídia

Perfis de política crescem no Instagram no fim de 2021

Pandemia e proximidade das eleições impulsionam tema, segundo estudo #MS360FAAP da Faap com a Emplifi

i 10 de março de 2022 - 6h00

A categoria “sociedade”, que engloba temas políticos, avançou 2,66% na plataforma de fotos e vídeos (Crédito: Souvik Banerjee/Unsplash)

As marcas continuam a crescer nas redes sociais, enquanto os perfis dedicados à política começam a descrever uma ascendente com a proximidade das eleições. A afirmação é fruto do estudo #MS360FAAP, que é desenvolvido trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital do Centro Universitário Faap em parceria com a Emplifi.

De acordo com o grupo, nos últimos três meses de 2021, as marcas tiveram um crescimento de 2,68% no número de seguidores no Instagram, na comparação com o período anterior. Essa alta já vinha sendo observada nas últimas edições.

Em paralelo, a categoria “sociedade”, que engloba temas políticos, avançou 2,66% na plataforma de fotos e vídeos. De acordo com os desenvolvedores da pesquisa, o crescimento é um movimento incomum já que até então os assuntos polêmicos não tinham tanto espaço no Instagram. O cenário, no entanto, vem sendo transformado pela pandemia e a proximidade das eleições. A Faap alerta para o risco da disseminação de fake News. Isso porque, na rede social, os posts mais criados são os de fotos que não permitem tanto texto na descrição.

O estudo também revelou que as campanhas de conscientização e mensagens de festa foram destaque no Instagram ao longo do quarto trimestre de 2021. Entre outubro e dezembro, a hashtag mais usada foi #natal, seguida por #outubrorosa. Também figuram na lista das 20 mais usadas #novembroazul e #boasfestas.

Desempenho do Facebook

Já no Facebook, havia uma expectativa que o período de férias escolares e o final do ano aumentassem a interação no público na plataforma. No entanto, a premissa não se confirmou. Ainda assim, o Facebook segue com um volume semanal de postagens superior ao do Instagram. As fotos também são maioria no Facebook e, ao mesmo tempo, as com os maiores índices de interação.