Perfis de política crescem no Instagram no fim de 2021

Buscar

Perfis de política crescem no Instagram no fim de 2021

Buscar
Publicidade

Mídia

Perfis de política crescem no Instagram no fim de 2021

Pandemia e proximidade das eleições impulsionam tema, segundo estudo #MS360FAAP da Faap com a Emplifi


10 de março de 2022 - 6h00

A categoria “sociedade”, que engloba temas políticos, avançou 2,66% na plataforma de fotos e vídeos (Crédito: Souvik Banerjee/Unsplash)

As marcas continuam a crescer nas redes sociais, enquanto os perfis dedicados à política começam a descrever uma ascendente com a proximidade das eleições. A afirmação é fruto do estudo #MS360FAAP, que é desenvolvido trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital do Centro Universitário Faap em parceria com a Emplifi.

De acordo com o grupo, nos últimos três meses de 2021, as marcas tiveram um crescimento de 2,68% no número de seguidores no Instagram, na comparação com o período anterior. Essa alta já vinha sendo observada nas últimas edições.

Em paralelo, a categoria “sociedade”, que engloba temas políticos, avançou 2,66% na plataforma de fotos e vídeos. De acordo com os desenvolvedores da pesquisa, o crescimento é um movimento incomum já que até então os assuntos polêmicos não tinham tanto espaço no Instagram. O cenário, no entanto, vem sendo transformado pela pandemia e a proximidade das eleições. A Faap alerta para o risco da disseminação de fake News. Isso porque, na rede social, os posts mais criados são os de fotos que não permitem tanto texto na descrição.

O estudo também revelou que as campanhas de conscientização e mensagens de festa foram destaque no Instagram ao longo do quarto trimestre de 2021. Entre outubro e dezembro, a hashtag mais usada foi #natal, seguida por #outubrorosa. Também figuram na lista das 20 mais usadas #novembroazul e #boasfestas.

Desempenho do Facebook

Já no Facebook, havia uma expectativa que o período de férias escolares e o final do ano aumentassem a interação no público na plataforma. No entanto, a premissa não se confirmou. Ainda assim, o Facebook segue com um volume semanal de postagens superior ao do Instagram. As fotos também são maioria no Facebook e, ao mesmo tempo, as com os maiores índices de interação.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo