As ações dos veículos e plataformas para o Mês do Orgulho LGBTQIAP+

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As ações dos veículos e plataformas para o Mês do Orgulho LGBTQIAP+

Empresas como, Terra, Discovery, E! Entertainment, YouTube e Facebook Gaming, prepararam campanha, eventos e programações especiais para este mês


9 de junho de 2022 - 6h00

Celebração do Mês do Orgulho inspira ações de veículos e de redes sociais (Crédito: Shutterstock)

 

Em diversos partes do mundo, incluindo o Brasil, junho é considerado o mês do Orgulho LGBTQIAP+. Este período é marcado pelas famosas paradas de rua, que reúnem diversas pessoas da comunidade ou não que buscam por direitos iguais entre as pessoas e o fim do preconceito.

Junho foi escolhido para representar essa grande luta, pois foi exatamente nesse mês que aconteceu uma série de manifestações a favor dos direitos das pessoas LGBTQIAP+ em Nova York, em 1969. Essas manifestações – que posteriormente ficaram conhecidas como “Revolta de Stonewall” – foram organizadas após a invasão de um bar voltado a este público por policiais que estavam perseguindo essas pessoas. Vale lembrar que a criminalização das práticas homossexuais nos Estados Unidos teve fim em 1962, anos antes da “Revolta de Stonewall”.

De 1969 para cá muita coisa mudou, as pessoas da comunidade conquistaram mais direitos, mas a luta ainda continua. Para essa fortalecer essa ideia, diversos veículos de comunicação e plataformas sociais têm divulgado iniciativas especiais para este mês.

O Terra, por exemplo, além de apoiar a Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de São Paulo, que volta ao modelo presencial no próximo domingo, 19, promoverá uma série de conteúdos e estratégias multiplataformas especiais para este mês. Desde o dia 1º de junho, o cabeçalho do portal ganhou uma bandeira da comunidade estampada ao lado de sua logomarca. O símbolo do arco-íris redireciona os leitores ao hot site da Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de São Paulo.

Cabeçalho do Terra ganhou uma bandeira da comunidade LGBTQIAP+(crédito: Divulgação/Terra)

Para anunciar a sua parceria com a Parada, o Terra também lançou um filme manifesto (veja abaixo), que revela a importância do retorno da manifestação às ruas como ferramenta de celebração da existência da comunidade e plataforma para reivindicar direitos. Produzido pelo time de audiovisual do Terra, o filme foi narrado pela drag queen Tchaka, madrinha da Parada. Além de ser veiculado nos canais sociais do portal, o vídeo também será exibido no trio elétrico do veículo durante a Parada. Usando o trio como palco central do orgulho e lugar de fala, o Terra levar performances e shows que dão protagonismo a comunidade para a manifestação.

Além do patrocínio da Parada, o Terra também está preparando também um cronograma editorial ao lado de seus parceiros de conteúdo para este mês. O portal contará com reportagens em texto dentro da vertical de conteúdo Nós, webséries, webstories e outros conteúdos especiais. O head de marketing do Terra, Henrique Bosco, afirmou, em nota, que dar visibilidade para pautas sobre diversidade, inclusão e pluralidade contemplando o lugar de fala para a comunidade está em linha com a proposta de valor do Terra com o seu reposicionamento.

O orgulho nas telinhas

E não é só portais de notícias que estão com uma programação especial para esse mês. Os canais de TV por assinatura e streamings também estão preparando conteúdos focados nessa comunidade. A Discovery e o Discovey+ decidiram unir duas datas nessa comemoração: o mês do Orgulho LGBTQIAP+ e o Dia dos Namorados, celebrado no dia 12 de junho.

O canal lançou, no último dia 5, uma campanha multiplataforma estrelada por Tiago Abravanel e Pepita. A campanha inclui a iniciativa Ame com orgulho – #amecomorgulho – composta pelo videoclipe de uma versão exclusiva da música “Toda forma de amor”, de Lulu Santos, regravada por Tiago Abravanel. Na próxima quinta-feira, 16, às 16h30, Tiago também apresentará uma live com convidados no canal do Discovery+ no YouTube. Ele também aparecerá em vídeos curtos com cenas dos bastidores das gravações do clipe, que serão disponibilizados ao longo do mês nas redes sociais da plataforma.

Já a cantora, compositora e dançarina Pepita comandará no canal do YouTube do TLC, uma série de podcasts, chamada Orgulhosamente, composta por sete episódios semanais de uma hora cada, com estreia no dia 28 de junho, às 20h, data em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+. Os demais episódios estreiam todas as terças-feiras. Em cada um deles, Pepita receberá convidados para uma conversa sobre temas como inclusão, família e carreira. No primeiro, Pepita receberá o próprio Tiago Abravanel como convidado. Os episódios do Podcast Orgulhosamente ficam disponíveis no Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts e no YouTube do canal TLC Brasil. Até o momento desta reportagem, a iniciativa conta com patrocínio de O Boticário, mas ainda possui cotas em aberto.

Com foco no amor em todas as cores e formas, o Discovery+ vai apresentar inúmeras personalidades LGBTQIAP+ inspiradoras e que demonstram o poder transformador da representatividade. Entre os programas que fazem parte do especial Ame com Orgulho estão: A vida de Jazz; Fadas Dragníficas; Nate e Jeremiah: Bem-vindo ao lar; Maridos em transição; e Gravidez Transgênero: Histórias Reais. O streaming também vai contar com uma série de estreias exclusivas, neste mês. Entre elas estão Drag: Nova Geração (Generation Drag), O Livro Queer (The Book of Queer), Trixie Motel e P.S.: Queime essa carta, por favor! – Histórias LBGT não contadas (P.S., Burn This Letter Please).

Neste mês do Orgulho, o canal E! Entertainment também está reforçando o seu compromisso com a diversidade, a equidade e a inclusão, com o lançamento do projeto #EuExisto, que mostra artistas e influenciadores da comunidade em atividades cotidianas, reforçando, assim, a ideia de que é preciso que a sociedade veja, inclua e respeite essas pessoas diariamente e não só no mês da diversidade.

O E! Entertainment criou e produziu 500 stickers e lambe-lambes com a #EuExisto. A principal ação foi uma intervenção artística em um mural de 125 metros quadrados em frente à Pedra do Sal, na região portuária do Rio de Janeiro. O mural foi criado pelo designer Doug Reder e vários representantes da comunidade LGBTQIAP+, como Lohana Karla da Silva e Fernanda dos Santos Castagna, da Casa Nem, que acolhe pessoas da comunidade em situação de vulnerabilidade.

Além do mural, o E! convidou artistas e influenciadores para falarem sobre representatividade em uma campanha-manifesto (veja abaixo). Entre os influenciadores e artistas que gravaram seus depoimentos estão Caio Prado, Yago Mapoua, DJ e MC Apuke, Raquel Virginia e Dora Escher. Esses depoimentos serão exibidos no E! Entertainment por meio do canal linear e das redes sociais do EonlineBrasil. Como parte da campanha, o Instagram do EonlineBrasil ainda traz gifs animados dos stickers, além de filtro #euexisto.

O poder do digital

Não são só os portais e veículos que estão com programações e ações especiais para o mês do Orgulho LGBTQIAP+, as redes e plataformas sociais também estão levando as comemorações para o digital. O YouTube Shorts, formato de vídeos curtos do YouTube, lançou a campanha ”Nosso Orgulho a Gente Cria”.

Criada pela Media.Monks, a campanha convida o público a entrar na cultura ballroom. Originada em Nova York no fim do século XIX, a manifestação cultural se espalhou pelo mundo como um movimento de ocupação de espaços e de celebração à diversidade de gênero, sexualidade e raça.

O início da campanha é marcado por um filme estrelado pelas Linn da Quebrada e Gloria Groove (veja abaixo), que anuncia o desafio #BaileDoShorts. Junto às”Houses”, como são conhecidos os coletivos que fomentam a cultura ballroom, House of Blyndex, Batekoo e Casa de Serpentes, as cantoras lançam o desafio que convida o público a performar em três categorias diferentes: dança vogue, look bapho e dublagem. Para participar do desafio, basta gravar um vídeo no YouTube Shorts utilizando a hashtag #BaileDoShorts. Os vídeos que se destacarem no desafio serão divulgados nas redes sociais da Linn da Quebrada e da Gloria Groove. O desafio tem fim no dia 30 de junho.

Como parte dessa campanha, o YouTube ainda criou o espaço Baile do Shorts. Entre os dias 16 e 19 de junho, o público poderá gravar seu Shorts no espaço que ficará disponível das 12h às 20h, em frente ao Shopping Center 3, na Av. Paulista e no Shopping Eldorado entre 17 e 27 de junho, das 10h às 22h. O espaço ainda ganhará uma versão móvel nos dias 16, 17 e 18 de junho, dentro de alguns ônibus customizados com a temática de ballroom, que rodarão por São Paulo.

Além do YouTube, o Facebook, por meio do Facebook Gaming, também está preparando ações para esse mês do Orgulho. No próximo domingo, 12, às 19h, a plataforma irá realizar a quarta edição do Pride Gaming.

O evento irá reunir mais de 30 gamers em São Paulo para uma celebração transmitida ao vivo na plataforma, apresentada por Samira Close, Malena, Rebeca Gamer e Wanessa Wolf. Serão três horas de conteúdo, gameplays, e bate-papo, além de um show exclusivo da Gloria Groove. Nomes como Lia Clark, Diva Depressão, Bianca DellaFancy e Kaya Conky também estarão presente para falar sobre representatividade, diversidade e inclusão.

Antes do show principal, o Facebook Gaming irá promover um esquenta com alguns dos principais creators da plataforma, como, Douglas Souza, KamiKat, Nicky Mitrava, IamLaysa e Sabrinoca.

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