Estadão cria plataforma que mostra os custos da corrupção

Buscar

Estadão cria plataforma que mostra os custos da corrupção

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Estadão cria plataforma que mostra os custos da corrupção

O jornal criou um site que converte os valores desviados em serviços e itens palpáveis que poderiam ter sido adquiridos em prol da população


4 de maio de 2017 - 17h38

O Estadão está lançando uma nova plataforma digital, chamada “De Real para Realidade”, que traz parâmetros de quanto custa a corrupção no Brasil.  Criado pela FCB, o site calcula os valores desviados e demonstra como poderiam ter sido aplicados em bens e serviços públicos.  Uma denúncia de desvio de  R$ 316 milhões, por exemplo, poderia significar mais de 2 milhões de vacinas H1N1, 15,8 mil ambulâncias ou 0,316 km de linhas de metrô. 

O serviço foi implementado para testes em setembro do ano passado, e hoje é capaz de converter  automaticamente o valor informado nas notícias sobre corrupção em serviços e itens palpáveis. O site também conta com infográficos interativos.

O portal é capaz de monitorar se o usuário está lendo matérias que contenham palavras relacionadas à corrupção e citem os números em reais.  Essa matéria será considerada “elegível” pelo sistema e todos os seus valores serão destacados e convertidos para o usuário. Conforme ele role o mouse (ou passe o dedo, na versão mobile) sobre os números, aparecem sugestões de itens para conversão. Ao selecionar o item, o usuário é redirecionado ao serviço De Real para Realidade, que exibirá a conversão do valor, contextualizada com diversos itens, bens ou melhorias que poderiam ter sido adquiridos.

“O objetivo é ajudar a dimensionar como esse dinheiro impactaria a vida da população. Mais do que informar, usamos a tecnologia e a inovação para ir além da notícia. É uma forma de aprofundar o conteúdo que produzimos. ”, afirma Marcelo Moraes, diretor de Marketing Publicitário do Estadão, em comunicado.

Veja o vídeo de divulgação do site abaixo:

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário