Abedesign prepara estudo sobre o futuro do design
Entidade também promoveu mudanças no Brasil Design Awards
Abedesign prepara estudo sobre o futuro do design
BuscarAbedesign prepara estudo sobre o futuro do design
BuscarEntidade também promoveu mudanças no Brasil Design Awards
Roseani Rocha
19 de novembro de 2018 - 12h15
Nesta quinta-feira, 22 de novembro, os melhores trabalhos do design nacional, em inovação e criatividade, serão premiados pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) na 8ª edição do Brasil Design Awards, que será seguida pelo Fórum BDA, dias 23 e 24.
Pela primeira vez, a curadoria do evento está sendo feita pelo Echos Laboratório de Inovação, que escolheu o tema geral Futuro Desejável do Design, dividido em um subtema para cada dia. O primeiro será “About design” (reflexões sobre a amplitude de atuação do design) e o segundo, “About designing” (as habilidades do design que estão presentes em todos os setores e ajudam a impulsionar a inovação).
No evento também será anunciado o início de um projeto chamado “Futuro do design”, em que, numa primeira fase, um grupo de 20 a 30 das principais referências da área no País analisará de forma ampla o que é e qual é o futuro do design brasileiro e, depois, grupos específicos, com algo entre 15 a 20 membros, analisarão o futuro desejável da disciplina em diferentes áreas, por exemplo, no campo da educação, políticas públicas, cidades inteligentes etc, de maneira mais aprofundada. “A lógica de criar futuros desejáveis não é cartesiana, então, o resultado final do estudo poderá ser um documento, um documentário, uma exposição. Dependerá do que emergir das cocriações que faremos ao longo do processo”, afirma Mario Rosa, sócio do Echos.
Ele também ressalta a importância de colocar em prática hoje os pensamentos do chamado design fiction – projeções futuras do design para diferentes assuntos – para que eles possam, de fato, se tornar algo concreto no futuro.
Este ano, o prêmio Brasil Design Awards também veio com novidades. Anteriormente, os cases premiados eram selecionados por membros da entidade com base em sua performance em outras premiações locais e internacionais, em três categorias: comunicação, embalagem e produto. Agora, são escolhidos mediante inscrição e análise por um corpo de 80 especialistas de diferentes partes do País. A premiação também foi ampliada para 10 categorias e 78 subcategorias.
Na sequência dos eventos da Abedesign, a própria empresa de Mario Rosa, dona da Escola Design Thinking, promove, dias 26 e 27, a 2ª edição da DT Conference, com nomes como Monika Bielskyte, fundadora da All Future Everything, Demétrio Teorodov, Superintendente de Inovação na Alelo e Jaakko Tamela, Diretor de Design da Fjord Brasil. O evento acontece na Ebac e deve reunir entre 200 e 250 pessoas. No primeiro dia o tema será “Entre inovação e o futuro desejável acontecendo agora”, e no segundo, “O papel da diversidade: ética ao criar futuros desejáveis”.
Compartilhe
Veja também
Edu Lyra: “Nossa luta é para que as empresas enxerguem as favelas com toda a sua potência”
Fundador da Gerando Falcões comenta o lançamento do livro “De Marte à Favela”, com Aline Midlej, e discorre sobre atual olhar das empresas sobre as favelas e as articulações junto ao terceiro setor
Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034
Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034