Amazônia Live estreia com patrocínio master da Vale
O evento estimula conversas em torno da preservação da Amazônia e combate à mudança climática, temas da COP 30

Palco em forma de vitória-régia recebe Mariah Carey (Créditos: Divulgação)
Dos mesmos organizadores do Rock In Rio e The Town, acontece nesta quarta-feira, 17, o Amazônia Live – Hoje e Sempre, que contará com Mariah Carey se apresentando em um palco flutuante no Rio Guamá.
O evento reúne diferentes artistas, incluindo Joelma, Ivete Sangalo e Gaby Amarantos, com o objetivo de alertar sobre a importância da preservação da floresta amazônica, além da proteção dos povos originários e a redução das emissões de carbono.
Como parte do pilar Por um mundo melhor, do Rock In Rio, o Amazônia Live foi criado em 2016, com uma apresentação do tenor Plácido Domingo no Rio Negro. Em quase dez anos desde sua fundação, o projeto já viabilizou o plantio de mais de 4 milhões de árvores no país, além da recuperação do rio Xingu e da revitalização de territórios desmatados.
Neste ano, o movimento ganha ainda mais relevância por acontecer às vésperas da 30º Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será sediada em Belém. Com a missão de beneficiar a região, um edital de R$ 2 milhões selecionou seis iniciativas voltadas para bioeconomia e povos da floresta. Entre as instituições beneficiadas, estão o Instituto Peabiru, Associação de Apoio à Economia Popular da Amazônia (AmazonCred) e Associação da Comunidade Quilombola Sítio Cupuaçu/Boa Vista (ASCOMQUISC).
“O Amazônia Live – Hoje e Sempre reforça esse legado e volta os olhos do mundo para Belém, e visa aquecer as conversas em torno do tema, usando a linguagem da música e do entretenimento como forma de unir a todos em torno de uma agenda única, em prol de um mundo melhor e mais sustentável”, diz Ana Deccache, diretora de marketing da Rock World.
Atrações confirmadas
O Palco Flor, que receberá Mariah Carey e outros artistas, foi construído em forma de uma vitória-régia, em homenagem à “rainha das águas”, e ficará posicionado sobre o rio Guamá. Segundo Ana, a construção do palco segue os princípios de sustentabilidade aplicados em todos os eventos da Rock World, e atende integralmente aos requisitos definidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS).
“Optamos por uma montagem limpa e de baixo impacto, com estrutura previamente finalizada e transportada por balsa até o Rio Guamá, reduzindo intervenções no local. A flor foi feita em metalon, com revestimento que simula pétalas — materiais pensados para reaproveitamento ou doação após o evento”, explica a diretora. “Além disso, o espetáculo acontecerá em um braço de rio com baixo tráfego de embarcações e pouca densidade populacional, o que contribui para minimizar os efeitos sobre as dinâmicas locais e preservar a rotina dos moradores”.
As apresentações do dia 17 serão transmitidas ao vivo pelo Multishow e Globoplay, a partir das 18h15 — na TV aberta, o público confere os melhores momentos do evento. A apresentação fica sob o comando de Guilherme Guedes e Laura Vicente, enquanto Kenya Sade e Milton Cunha conduzem a cobertura especial na Globo. Vale ressaltar que o evento não é um festival de música aberto ao público, podendo ser assistido exclusivamente pelas transmissões.
O Amazônia Live – Hoje e Sempre também contempla o Grande Encontro Por Um Mundo Melhor, que reunirá artistas, incluindo Ivete Sangalo e Viviane Batidão, em uma celebração gratuita no Estádio do Mangueirão, em Belém.
Todo o evento será registrado e dará origem a um documentário que retratará os bastidores e as apresentações icônicas, ressaltando o compromisso do Rock World com a preservação da Amazônia.
“Será uma narrativa poderosa que conectará as ações realizadas ao objetivo maior de um futuro mais sustentável, incluindo o impacto gerado pelo trabalho das seis instituições beneficiadas pelo edital de R$ 2 milhões. O conteúdo também trará propostas tangíveis de como cada um pode impactar o mundo para melhor a partir de atitudes simples no dia a dia”, acrescenta Ana Deccache.
Patrocínio master da Vale
O Amazônia Live – Hoje e Sempre conta com o patrocíonio master da Vale, além do apoio da Gerdau, Heineken e Banco da Amazônia. O Governo do Pará e Prefeitura de Belém oferece apoio instiotucional ao evento.
“A questão do clima exige uma articulação intersetorial. Neste contexto, a união da iniciativa privada, através de muitos stakeholders, poder público e cidadãos comuns, é fundamental para sanarmos um problema que é complexo e global”, conta Ana, da Rock World.
Para promover o evento, a Vale selecionou seis pessoas, em uma ação digital, para participarem da gravação do Amazônia Live. A seleção foi feita a partir de um concurso promovido nas redes sociais de Gaby Amarantos, porta-voz da marca no evento, Viviane Batidão e Gabb — que convidaram o público a postar vídeos cumprindo desafios propostos pelas influenciadoras.
“O evento não existiria sem a parceria das marcas como a Vale, que é nossa patrocinadora principal e já tem uma forte atuação na região, além de estar promovendo diversas ações que estão contribuindo para dar ainda mais visibilidade à causa, assim como Heineken, Gerdau e Banco da Amazônia”, finaliza Ana.