Cigarros podem voltar aos patrocinios

Buscar
Publicidade

Marketing

Cigarros podem voltar aos patrocinios

Medida provisória que permite a ?divulgação institucional? das marcas de tabaco segue agora para a aprovação do Senado


28 de outubro de 2011 - 9h00

A política industrial brasileira ganhou uma medida provisória formulada pela Câmara dos Deputados que, se aprovada pelo Senado Federal, poderá determinar o retorno das marcas de cigarro ao patrocínio de festivais de música e eventos esportivos. 

Um dos artigos altera a redação da Lei nº 9.294 de 1996, que afirma que as proibições de publicidade de marcas de cigarro "não se estendem à divulgação institucional dos fabricantes", sendo compreendida qualquer modalidade de comunicação que não se refira ao produto em si, mas sim ao fabricante, visando a disseminação de seu nome.

Ou seja: a Souza Cruz, por exemplo, poderia organizar um festival de rock no seu nome – foi ela quem idealizou o Hollywood Rock, um dos maiores festivais de música do Brasil, realizado pela última vez em 1996, com a presença de diversas atrações internacionais, como The Cure, Smashing Pumpkins e Supergrass, e nacionais, como Pato Fu, Cidade Negra e Chico Science, entre outros.

Segundo matéria publicada na edição de sexta-feira 28 do jornal O Estado de S. Paulo, a medida viola a Convenção Quadro sobre o Controle do Uso do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde (OMS), ratificada pelo Brasil em 2006, além de contrariar ainda a consulta pública da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proíbe a propaganda institucional das fabricantes de cigarro.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas