Confete, glitter e marcas: o carnaval dos blocos paulistanos
Skol, Uber, 99, Havaianas e outras empresas aproveitam o crescimento da folia de rua para se aproximar do público
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Bárbara Sacchitiello
8 de fevereiro de 2018 - 6h31
A maior cidade do País não esperou o carnaval chegar para cair na folia. No último fim de semana (dias 3 e 4 de fevereiro) o pré-carnaval paulistano levou cerca de 4 milhões de pessoas às ruas, para desfrutar de algo que veio se estruturando nos últimos anos e que, agora, já deve competir pelo título de maior carnaval do País.
Movimento crescente desde 2013, os blocos de rua da cidade de São Paulo alcançam números recordes neste carnaval. Pela programação oficial da Prefeitura, até 18 de fevereiro a cidade terá assistido à passagem de 476 blocos, em 491 desfiles que, além de fantasias e glitter, também terão a presença de diversas marcas que já viram na folia das ruas uma boa oportunidade de estreitar os laços com os consumidores.Pelo segundo ano consecutivo sendo a cerveja do carnaval de rua da cidade, a Skol construiu uma estação de entretenimento no Largo da Batata, em Pinheiros – local de passagens de alguns dos maiores blocos da cidade. Batizado de Estação Skol, o espaço, que começou a funcionar no último sábado, 3, conta com uma montanha russa e um chuveirão de glitter para ajudar na fantasia dos foliões, além de carregadores de celular e espaço de descanso. Além da construção do espaço da estação, a Skol também é patrocinadora de 60 blocos de rua de São Paulo.
Marca de cerveja do portfólio da Heineken, a Amstel chegou a ser a bebida oficial do carnaval de rua paulistano de 2016. Neste ano, a cerveja também estará presente como patrocinadora de alguns blocos da cidade. No embalo da empolgação da data, a marca de preservativos Olla vai às ruas mais uma vez para convidar o público a entrar no clima de pegação, mas com responsabilidade. Patrocinadora dos blocos de São Paulo – e também no Rio de Janeiro e Salvador – a marca também convocou o “trio da Pegação” para esquentar o clima da folia nas redes sociais: Lucas Lucco, Cleo Pires e Pablo Vittar, que, bem antes da festa, já começaram a produzir conteúdo em seus perfis para convidar as pessoas a aproveitarem a festa.Enquanto muitas marcas preferem pular com os foliões nas ruas, as Havaianas decidiram participar da festa em uma das passagens mais utilizadas pelo público: a linha Amarela do Metrô de São Paulo, cujas estações estão localizadas na região dos principais blocos da capital. A marca de sandálias adesivou um trem da linha Amarela com elementos carnavalescos e também oferece, até o próximo dia 18, atividades gratuitas nas estações Paulista, Fradique Coutinho e Faria Lima. Quem passar por esses locais poderá fazer maquiagem no rosto, tatuagens temporárias e retirar adereços para completar a fantasia. O trem adesivado, chamado #BlocoHavaianas, abriu as atividades no último fim de semana, com uma ação especial com a cantora Jojo Toddynho.
O pré-carnaval paulistano também foi palco das ações da Trident. A marca foi patrocinadora do Bloco da Favorita, que contou com a presença da atriz Paolla Oliveira. A marca da Mondelez também distribuiu produtos e promoveu ativações nos blocos da Gambiarra e Beleza Rara. A marca volta às ruas nesse sábado, 10, na edição carioca do desfile do Bloco da Favorita.
Apps na festa
Os aplicativos de transporte também aproveitam a festa nas ruas de São Paulo para se aproximar de seus clientes. A Uber e 99, duas das maiores empresas a atuar no setor, começaram a participar dos desfiles dos blocos de rua desde o último fim de semana.
A 99 é uma das patrocinadoras oficiais do carnaval de rua e além de levar sua marca para os mais de 490 desfiles da cidade, também ajudou os foliões a chegarem até os blocos. No fim de semana passado A empresa colocou nas ruas uma frota de vans que, gratuitamente, transportaram as pessoas para os principais pontos de passagem de blocos. O serviço funcionará também neste feriado de carnaval, com vans que circularão das 12h as 20h nas regiões de Pinheiros, Ibirapuera, Vila Madalena e República.
Também no clima da folia, a Uber apoia as festas de rua do Rio de Janero, Recife, Olinda, Salvador, Belo Horizonte, Florianópolis, Brasília e Goiânia. Na capital paulista, a marca instalou uma tenda de apoio aos foliões em alguns blocos, com a distribuição de água, leques e wi-fi. Além da presença nas festas de rua, a Uber também patrocinará as escolas de samba do Rio de Janeiro.
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