Assinar

Cowboy Carter: como as marcas reagiram ao novo álbum de Beyoncé

Buscar

Cowboy Carter: como as marcas reagiram ao novo álbum de Beyoncé

Buscar
Publicidade

Marketing

Cowboy Carter: como as marcas reagiram ao novo álbum de Beyoncé

Popeyes, Levi’s, Lyft e Sephora estão entre as que entraram na conversa sobre o lançamento do álbum country de Beyoncé nas redes sociais


1 de abril de 2024 - 11h48

*Do Ad Age

Na semana passada, Beyoncé apresentou ao mundo o seu aguardado álbum country. Nas redes sociais, marcas vestiram seus chapéus de cowboy e reagiram ao lançamento.

cowboy carter

Beyoncé gerou reações de marcas ao apresentar seu novo álbum, Cowboy Carter (Crédito: Reprodução)

“Cowboy Carter”, que conta com ícones da música country como Dolly Parton e Willie Nelson, tem em sua capa Beyoncé andando a cavalo vestida com roupas vermelhas, brancas e azuis, bem como um chapéu branco e botas de cowboy.

O álbum enstusiasmou os fãs da cantora no Instagram, TikTok, Threads e X (antigo Twitter). Rapidamente, alcançou o topo dos trending topics do X e Threads, a medida que os admiradores da diva pop compartilhavam seus pensamentos sobre as novas faixas de Beyoncé ou afirmavam estar entrando em sua “era de cowboy”.

As marcas também aderiram rapidamente à tendência. A Verizon, que fez parceria com Beyoncé para anunciar o lançamento de “Cowboy Carter” durante o comercial da empresa no Super Bowl, fez uma postagem no X reagindo ao anúncio, escrevendo: “Continue quebrando a internet @beyoncé, nós podemos lidar com isso”.

Veja:

A Levi’s é destaque no álbum com uma faixa chamada “Levii’s Jeans”. Os i’s duplos, um tema recorrente nos títulos das músicas do álbum, refletem o fato de que “Cowboy Carter” é o segundo álbum de uma trilogia que também inclui o álbum anterior de Beyoncé, “Renaissance”.

A marca comemorou a menção em um comentário no post de Beyoncé no Instagram revelando a tracklist no início desta semana, escrevendo: “A rainha deu a letra *mudando nosso nome para Leviis*”. Confira o post:

De fato, a Levi’s cumpriu sua promessa e mudou seu nome de exibição para Levii’s e sua biografia para “FKA [anteriormente conhecido como] Levi’s ”.

Várias outras marcas também comentaram nesta mesma postagem — desde o Walmart, que escreveu “Modo Cowgirl ativado ”, até Oreo, que afirmou “este biscoito está virando country ”.

Já o Starbucks fez associação ao lançamento ao postar no Threads que, a partir de agora, diria “Howdy” (expressão de saudação associada ao Sul dos Estados Unidos, também utilizada em contextos rurais) para seus baristas, ao invés de “Olá”.

Publicado por @starbucks
Ver no Threads

 

Muitas marcas surfaram no burburinho do álbum country, ilustrando postagens com chapéus de cowboy ou outros acessórios relacionados em seus produtos. A Oscar Mayer, da Kraft Heinz, montou seu Weinermobile, enquanto a Ulta Beauty exibiu os ícones em frente a uma unidade.

E, claro, a marca própria de Beyoncé, Cécred, aderiu à tendência, vestindo vários de seus produtos para os cabelos com acessórios que compõem a capa do álbum.

A Pizza Hut foi ainda mais longe, colocando um chapéu de cowboy vermelho gigante em um de seus restaurantes, acrescentando: “E para o nosso ato ii transformaremos todas as nossas lojas em cowboys”.

Algumas marcas de beleza e vestuário, como NYX, Sephora e American Eagle, montaram coleções de seus produtos que combinavam com a estética cowboy de “Cowboy Carter”.

A Saks Fifth Avenue, loja de departamentos localizada em Nova York, compartilhou um reels dos bastidores de seus funcionários adotando a estética com blusas de mangas com franjas e chapéus e botas de cowboy.

Outras marcas levaram seus posts além da moda para abraçar outro elemento do estilo de vida cowboy: passeios a cavalo. Elmo compartilhou uma foto dele a cavalo com a legenda: “Isto não é o Texas, esta é a Vila Sésamo! ❤️”, uma referência à faixa “Texas Hold ‘Em”.

Popeyes também entrou na conversa, compartilhando um vídeo de uma pessoa vestindo um chapéu de cowboy andando a cavalo para comprar uma das Cowboy Combo Meals da marca. Em outro post, uma pessoa pede o item do menu e o fast-food informa que está “entrando em sua era cowboy ”.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por @popeyes

O álbum de Beyoncé também movimentou os aplicativos rivais de viagens, Lyft e Uber. Depois de divulgar uma parceria com a artista com um post no X que trazia um vídeo de um cavalo branco, o Uber revelou que ofereceria um desconto de 16% a seus passageiros, uma referência à música “16 Carriages”.


A Lyft rapidamente se manifestou para materializar a decepção que alguns membros do Beyhive expressaram depois de esperar uma parceria mais relevante entre Uber e Beyoncé (especialmente após o anúncio da Verizon no Super Bowl). Lyft respondeu à postagem X de seu rival com um meme da Barbie dormindo em um dos seus filmes, escrevendo “nossa equipe de marketing esta noite”.

Ademais, superou o código da Uber com seu próprio cupom de 50% de desconto, que posteriormente subiu para 60% .

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Festival Clássicos do Brasil ocorre com patrocínio da Petrobras

    Festival Clássicos do Brasil ocorre com patrocínio da Petrobras

    Evento que celebra os artistas da música popular brasileira ocorre entre os dias 18 e 20 deste mês, na Marina da Glória, cartão postal do Rio de Janeiro

  • IA no marketing: uma ferramenta estratégica em crescimento

    IA no marketing: uma ferramenta estratégica em crescimento

    Com 48% dos CMOs priorizando a IA, tecnologia se consolida como chave para decisões estratégicas e otimização de custos