Dez rock stars que já promoveram marcas
No dia Mundial do Rock, reveja roqueiros, de Lou Reed a Bono Vox, que endossaram produtos e serviços
No dia Mundial do Rock, reveja roqueiros, de Lou Reed a Bono Vox, que endossaram produtos e serviços
Jonas Furtado
12 de julho de 2013 - 6h24
Roqueiros sempre foram um prato cheio para marcas em busca de credenciais para conquistar a simpatia de consumidores jovens. De Lou Reed a Bono Vox, muitos emprestaram o carisma e o apelo rebelde para promover produtos e serviços variados, desde as óbvias fragrâncias à rede de hotéis e até mesmo sanduíches.
Como sábado, 13 de julho, é Dia Mundial do Rock, Meio & Mensagem selecionou dez bandas e cantores que já revezaram o papel de rock star com o de garoto-propaganda.
Bono Vox
Figurinha carimbada na promoção de campanhas em defesa de causas humanitárias, o vocalista do U2 foi clicado junto com a mulher Ali Hewson, na África, em superprodução para a Louis Vuitton. O anúncio apresentava o slogan “Toda jornada começa na África”.
Beck
O cultuado cantor norte-americano, eternamente reconhecido pelo hit Looser, dos anos 1990, foi o rosto escolhido pela Saint Laurent Paris para o lançamento da coleção primavera 2013. A grife tem recorrido a roqueiros como Marylin Manson, Kim Gordon (Sonic Youth) e Keith Richards para divulgar suas criações.
Julian Casablanca
Queridinho do mundo da moda, Julian Casablanca promoveu o perfume Decibel, da Azzaro, com direito a compor uma música exclusiva para a campanha, chamada I Like The Night. Ele e os parceiros da banda The Strokes, da qual é vocalista, também já fizeram uma série de vídeos para a TDK e contaram com a parceria da Levi´s para a promoção dos shows do grupo.
Iggy Pop
A lista de contribuições do sexagenário líder dos The Stooges com o universo da publicidade inclui campanhas para as marcas Versace, Barneys, Swiftcover e, mais recentemente, Paco Rabanne – grife para a qual endossou a fragrância Black XS L’Excès, lançada em 2012.
Jon Bon Jovi
Tradicionalmente associada a belas atrizes de cinema, a Avon colocou um pé n rock´n roll no final do ano passado, ao fechar parceria com o cantor Jon Bon Jovi, vocalista da banda que leva o seu nome. Ele gravou o comercial da fragrância Unplugged for Her, que foi ao ar em novembro de 2012.
Lou Reed
O lendário vocalista do Velvet Underground, uma das principais atrações do festival de Cannes deste ano, aproveitou a fama para faturar alto com propagandas para a American Express e as scooters da Honda, para a qual emprestou a canção “Walk on the Wild Side”.
Ozzy Osbourne
Faz tempo que o vocalista do Black Sabbath deixou as trevas para trás e mergulhou de cabeça no mundo do showbizz. A nova face pop de Ozzy Osbourne atrai marcas como a Samsung, para quem promoveu alguns produtos no final da década passada.
Chorão
Em 2002, o músico, falecido em março deste ano, foi protagonista de promoção da Coca-Cola. O comercial rendeu uma das maiores confusões entre roqueiros exploradas pela mídia nacional. Chorão tomou como uma crítica pessoal a afirmação de Marcelo Camelo que, em entrevista à revista Piauí, afirmou que “esse negócio de fazer comercial para Coca-Cola é um desdobramento da indústria, a gente rejeita esse negócio de vender atitude". Posteriormente, o vocalista do Charlie Brown Jr. agrediu o líder dos Los Hermanos quando os dois se encontraram no aeroporto de Fortaleza.
Alice Cooper
"Acreditem ou não, eu sou um dos poucos roqueiros que não destroem quartos de hotéis", afirmou Alice Cooper, ao ser anunciando como novo garoto-propaganda da rede hotéis Crowne Plaza, em abril de 2007. Um dos mais performáticos astros do rock ajudou a empresa a comunicar o slogan "o lugar para se encontrar".
João Gordo
Este anúncio seria impensável na década de 1980, quando João Gordo amaldiçoava o capitalismo nas letras que escrevia para as músicas da banda hardcore Ratos de Porão. Anos depois, mais light, ele virou apresentador de televisão e, em 2012, estrelou campanha do Rei do Mate.
Compartilhe
Veja também
Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age
Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023
Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025
As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos