Dove divulga bravura de profissionais de saúde
Iniciativa criada pela Ogilvy Canadá exalta a beleza da coragem de médicos e enfermeiros por meios das marcas causadas em suas faces pelo uso de equipamentos de proteção
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Por Jack Neff do Ad Age*
A Dove adaptou os termos de uma de suas campanhas mais icônicas – Real Beleza – a estes tempos de pandemia. Agora, o objetivo da marca da Unilever é exaltar que “Coragem é beleza”. A campanha, inaugurada no Canadá e seguida por Estados Unidos, mostra rostos de profissionais de saúde que ficaram marcados pelos equipamentos de proteção que eles têm usado durante a crise do novo coronavírus.
A ideia é da Ogilvy Canada e remete às imagens feitas pelo fotógrafo italiano Alberto Giuliani, que também registrou o cotidiano dos que estão nos hospitais, afirma Alessandro Manfredi, vice-presidente executivo da marca global Dove.
“Havia uma percepção que tivemos de que a coragem é bela”, afirma Manfredi. “Pensamos por que não tentarmos mostrar as pessoas que estão fazendo isso e pedir aos outros que se unam a nós nesse agradecimento aos que estão arriscando suas vidas? Fizemos em quatro ou cinco dias. Havia uma necessidade de adaptação às imagens que eram as certas para os Estados Unidos e tiramos mais dois dias para isso. Foi a campanha mais rápida que já fiz em minha vida”, diz.
Além dos dois países, a previsão da marca é levar a mesma campanha para outros mercados.
Veja o filme:
Nos EUA, a versão traz, ainda, a informação de que a Dove está doando para a Direct Relief para auxiliar trabalhadores de saúde no país. Isso é parte do compromisso da Unilever de doar globalmente US$ 108 milhões em suprimentos e dinheiro, que inclui a doação de 200 mil máscaras em Nova Jersey.
Por conta da crise da Covid-19, a Dove não quis juntar muitas pessoas para a produção, anunciando algo com um acabamento de alto padrão, afirma Manfredi. “Acredito que com poucos recursos ficamos cada vez mais criativos”, acrescenta.
No Reino Unido, a Dove está veiculando uma campanha criada pela Edelman como parte de um compromisso com o governo local para investir mais de US$ 50 milhões em encorajar a lavagem de mãos. Uma versão do anúncio inclui uma contagem de 20 segundos para mostrar como lavar as mãos corretamente, com uma mensagem de que “não nos importa qual sabão você usa, nos importamos apenas que você se cuide”.
A Dove é a maior marca de sabonetes do mundo, afirma Manfredi, o que foi uma das razões para ter sido a marca escolhida para liderar a campanha global.
*Traduzido por Salvador Strano
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