Ford investirá R$ 800 mi em fábrica do ABC
Planta de São Bernardo do Campo (SP) vai produzir um dos modelos globais
Planta de São Bernardo do Campo (SP) vai produzir um dos modelos globais
Roseani Rocha
6 de dezembro de 2011 - 3h25
A Ford realizou nesta terça-feira, 06, o lançamento oficial da versão 2012 do Ford Edge, veículo luxuoso da categoria crossover, que concorre com os SUVs. Além disso, a direção da empresa no Brasil aproveitou a ocasião para fazer um balanço do desempenho no ano de 2011 e anunciar novidades.
Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil, anunciou que a empresa fará investimento de R$ 800 milhões para a produção de um novo automóvel global, que será produzido em sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP). Embora não tenha dado detalhes, especula-se que o carro a ser produzido no ABC seja uma nova versão do Ka. Além disso, de 2011 a 2015 a companhia tem planos de investir no País R$ 4,5 bilhões. Para um futuro, ainda indeterminado, a Ford também pretende entrar no segmento de veículos extra pesados (atualmente, atua em comerciais com a marca Transit e em caminhões com Cargo).
Já a grande novidade do modelo Edge 2012 é um GPS com mapas atualizados do Brasil, em português, que pode ser acionado por comando de voz, através do sistema Sync-Microsoft.
O equipamento também tem comando de voz para acionamento do telefone celular e o sistema de áudio inclui rádio HD. Se o motorista "marcar" uma música, ela poderá ser comprada no iTunes, a loja de música da Apple. A propósito, aparelhos da Apple também são compatíveis, por meio de uma conexão USB, apesar de o sistema ter sido desenvolvido pela Microsoft.
O modelo, produzido no Canadá e exportado para mais de 60 países, foi lançado por aqui no fim de 2008 e registrou crescimento de 169% nas vendas desde o lançamento.
A versão 2012 conta com novidades como as cores cinza Oregon, vermelho Turim e azul Sevilha, tração dianteira, nas versões SEL e Limited, além de uma série de outros detalhes que o colocam na categoria luxo, como um sistema de airbag que calcula o peso do passageiro, para definir a intensidade do acionamento do equipamento de segurança. "A tecnologia tem sido um dos fatores determinantes de compra do produto", disse Rogério Maues, supervisor de estratégia de produto.
O veículo tem preço a partir de R$ 119.900,00, mais barato que os R$ 123.940,00 praticados em 2010. Após o aumento do IPI, que entrará em vigor em 16 de dezembro, no entanto, os valores devem ser reajustados em 5%.
Campanha
Como modelo de luxo, o Edge 2012 contará com campanha publicitária discreta, desenvolvida pela JWT. As ações incluem mídia impressa e online e um hotsite para o modelo, além de ação forte de CRM, focada no público que adquire carros acima dos R$ 100 mil. "O Edge tem 2% de market share no portfolio da Ford e 4% de market share do segmento,que tem mais de 40 modelos. E estamos brigando para conseguir lotes maiores para o Brasil, porque o que chega aqui é vendido", declarou por sua vez Fabrizia Borsani, da equipe de marketing do produto.
O Edge 2012 começa a ser vendido este mês e uma pré-venda já começou a ser feita em 23 de novembro para o primeiro lote que terá cerca de 2.000 unidades.
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