Marketing

App Keeta estreia em Santos com investimento de R$ 5,6 bi

Companhia chinesa vai investir R$ 5,6 bilhões para expandir operações no Brasil até 2030

i 9 de outubro de 2025 - 16h46

O mercado de aplicativos de delivery brasileiro está prestes a receber mais um competidor. A Keeta, plataforma da gigante chinesa Meituan, já tem data para começar a operar no País: 30 de outubro. O piloto será lançado nas cidades de Santos e São Vicente.

Keeta Brasil

Tony Qiu, presidente de operações internacionais da Keeta (Crédito: Breno da Matta)

De acordo com a companhia, o piloto é o primeiro passo de um investimento de R$ 5,6 bilhões com o objetivo de estabelecer e expandir as operações da companhia no Brasil até 2030. A escolha de cidades costeiras de médio porte, como Santos e São Vicente, pretende acelerar a entrada na capital paulista e trazer mais eficiência para a indústria local.

Até o momento, mais de 700 restaurantes da região já estariam cadastrados na plataforma. Entre eles, estão redes como Sodiê, The Coffee, Seven Kings e Mania de Churrasco e estabelecimentos locais. Além disso, nesta semana, a companhia está treinando mais de dois mil entregadores parceiros em Santos.

A Keeta também apresentará um protótipo de capacete inteligente, que promete melhorar a segurança dos entregadores parceiros que utilizam bicicletas para fazer as entregas. A implementação deve acontecer ainda neste ano. A Keeta é a divisão internacional da chinesa Meituan e está presente em países como Arábia Saudita, Qatar, Kuwait e Emirados Árabes Unidos.

Concorrência no delivery

A chegada da empresa ao Brasil foi anunciada em maio durante o encerramento do Fórum Empresarial Brasil-China, em Pequim, como parte de um pacote de investimentos chineses no Brasil. No mês passado, a plataforma escolheu a Suno United Creators para atender sua conta de publicidade full service após um processo de concorrência.

A companhia ainda contará com Igor Cardoso, como head de brand marketing. O executivo estava no AliExpress desde setembro de 2024 e tem uma passagem de mais de sete anos pela Anacouto. Já Danilo Mansano será vice-presidente de parcerias estratégicas.

Mansano foi gerente regional de operações da 99 e cofundador do aplicativo de compra de itens de supermercado Mara. Tony Qiu é responsável pelas operações internacionais da Keeta,

O ano de 2025 tem sido movimentado para o setor de delivery. Em agosto, a 99 relançou oficialmente o 99Food, sua vertical de delivery de comida, em São Paulo, como parte de um investimento de R$ 500 milhões do DiDi’s International Business Group no crescimento do ecossistema de 99.