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Marketing

Magazine Luiza entra na onda da troca do smartphone

Com campanha “Smartphoniza, Brasil”, varejista espera envolver consumidores na maior ação de troca de aparelhos já feita no mercado local


20 de maio de 2019 - 13h09

Promoção deve superar a marca de um milhão de aparelhos trocados (Crédito: Divulgação)

Segundo a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), divulgada em abril, o País bateu a marca de 230 milhões de smartphones. Embora haja mais aparelhos do que habitantes, os preços proibitivos dos mais sofisticados, em especial num cenário econômico como o atual, ainda faz muita gente ter modelos básicos.

O Magazine Luiza quer explorar esse cenário e incentivar os consumidores a trocarem seus aparelhos por versões mais “top”. Para isso, começou no último domingo, no programa do Faustão, a divulgar a campanha “Smartphoniza, Brasil”, em que prega: “chega de passar raiva com seu celular usado”. A partir desta segunda-feira, 20, os consumidores poderão levar seus aparelhos para serem avaliados nas lojas da rede e receber descontos que partem de uma média de R$ 300, mas podem ir além, dependendo do aparelho que o consumidor leve e, principalmente, do que ele queira adquirir. Para quem queira comprar um iPhone XR, por exemplo, o desconto pode chegar a R$ 1.200 na troca ou R$ 1.000 na troca por um iPhone 8 ou 8Plus. Na família Galaxy, da Samsung, o desconto para quem quiser adquirir um S10, pode chegar a R$ 1.300.

“O modelo de negócio de troca de celulares já tivemos nas lojas, porém, desta vez, estamos fazendo isso de forma massiva, aceitando qualquer celular usado em todos os nossos canais – lojas físicas, e-commerce. Levando um celular, desde que esteja ligando, a pessoa já está habilitada a fazer a troca e economizar, com um belo de um desconto”, comenta Ilca Sierra, diretora de marketing do Magazine Luiza. Ela ressalta que embora a penetração de aparelhos no mercado brasileiro seja alta, muita gente ainda passa apertos com celulares de baixa performance e memória; a ideia da promoção é que o consumidor saia do básico. “Hoje em dia, pessoas deixam carteira em casa, mas não o celular”, lembra Ilca.

Embora a rede não divulgue suas metas, espera-se que supere os resultados da promoção “Sai, Zica”, que foi feita com televisores na última Copa, e bateu a marca de um milhão de telas trocadas.  A campanha com os celulares é feita em parceria com a Troca Fone, que recolhe, avalia e dá uma destinação aos aparelhos trocados. Também envolveu o engajamento de todos os principais fabricantes.

Smartphones são considerados uma das principais categorias da companhia, estratégica, segundo Ilca, não apenas pelo fator vendas como por estar alinhada a um dos propósitos do Magazine Luiza: promover a inclusão digital.

A campanha, que começou forte em TV – além de merchandising no Faustão, estão previstas ações no Caldeirão do Huck e nesta segunda e na terça-feira, 21, terá veiculação em todas as emissoras – também se expande para a internet, principalmente em Facebook e no YouTube, onde em algumas datas a promoção será destaque na home durante todo o dia.

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