Mc Lanche não tão feliz em São Francisco
Acatando nova lei, a rede de fast-food não poderá mais oferecer brinquedos em refeições vendidas na cidade da Califórnia
Acatando nova lei, a rede de fast-food não poderá mais oferecer brinquedos em refeições vendidas na cidade da Califórnia
Meio & Mensagem
1 de dezembro de 2011 - 2h30
O McDonald’s, a maior rede de restaurantes do mundo, vai parar de presentear as crianças com brinquedos, que tradicionalmente acompanham as Happy Meals – chamadas no Brasil de Mc Lanche Feliz – na cidade de São Francisco a partir desta sexta-feira, 2. A decisão deve-se a uma nova regra imposta pela cidade californiana.
“Uma lei aprovada recentemente significa que nós não vamos poder continuar dando brinquedos gratuitamente junto com as Happy Meals, nas 19 lojas que existem em São Francisco”, disse a porta-voz Danya Proud. Segundo ela, os pais poderão comprar brinquedos e jogos para seus filhos por US$ 0,10, ao adquirirem uma Happy Meal ou uma Mighty Kids Meal.
De acordo com a nova lei aprovada, refeições servidas em restaurantes e lanchonetes em São Francisco não podem incluir brinquedos gratuitos, a menos que elas contenham menos de 600 calorias, incluam frutas e vegetais, e que tenham bebidas sem excesso de açúcar e gorduras.
Chamada de “lei de incentivo à refeição saudável”, ela procura reduzir as taxas de obesidade infantil e ajudar crianças a desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis. Em torno de 12,5 milhões de crianças e adolescentes estadunidenses, de 2 a 19 anos, são considerados obesos, número que representa 17% do total da faixa etária analisada, e que é quase o triplo da quantidade de obesos que existia em 1980.
“Essa situação mostra o quanto o McDonald’s está sentindo a pressão pública”, disse Sara Deon, diretora de campanha da Corporate Accountability International, um grupo de Boston que prega que as empresas devem agir de acordo com o interesse público. “Nós vamos continuar a ver cidades por todo o país fazendo o mesmo”.
As cidades de Michigan e Nova York também estão analisando a possibilidade de banirem brinquedos de refeições que não atendam a certos padrões nutricionais. Um combo Happy Meal geralmente é feito de um cheeseburger, hambúrguer ou Chicken McNuggets, junto com batatas fritas, fatias de maçã e uma bebida. Recentemente, a rede de fast-food passou a oferecer um achocolatado sem gorduras.
Do Advertising Age
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros