Marketing
Mercadão de SP: centro de eventos que une cultura e gastronomia
Administrado pela concessionária Mercado SP SPE S.A., Mercadão de São Paulo aposta no mercado de eventos para atrair o público
Mercadão de SP: centro de eventos que une cultura e gastronomia
BuscarMercadão de SP: centro de eventos que une cultura e gastronomia
BuscarAdministrado pela concessionária Mercado SP SPE S.A., Mercadão de São Paulo aposta no mercado de eventos para atrair o público
Amanda Schnaider
6 de outubro de 2023 - 6h00
O Mercado Municipal de São Paulo, mas conhecido com Mercadão de São Paulo, é um dos principais pontos turísticos da capital paulista, muito pelos produtos encontrados lá, mas também pelo sanduíche de mortadela e pelo pastel de bacalhau. Mas, nos últimos anos, o Mercadão também passou a investir nos eventos para atrair ainda mais os turistas e os próprios moradores de São Paulo.
Desde o início de sua gestão, em setembro de 2021, a Mercado SP SPE S.A., concessionária que administra o Mercado Municipal Paulistano e o Mercado Kinjo Yamato, vem agregando às já famosas e conhecidas características do Mercado, os eventos culturais. “A ideia é agregar mais cultura à gastronomia”, revela o diretor-presidente da concessionária, Aldo Bonametti.
Um desses eventos é o Festival de Gastronomia e Cultura (FGC), que acontece de forma gratuita e aberta ao público, nas terceiras semanas de cada mês, sábado e domingo, ou sexta e sábado em caso de feriados prolongados, sempre das 10h às 16h, no espaço de eventos do Mercadão. A programação inclui barracas com comidas típicas dos países homenageados, e presença de chefs, além de artesanatos e apresentações artísticas.
Realizada nos dia 13 e 14 de outubro, aproveitando o mês no qual se comemora a cultura alemã, a 8ª edição do festival de decidiu homenagear justamente essa cultura, com comidas típicas, artesanatos e apresentações artísticas da Alemanha. Além disso, a França também será homenageada nesta edição.
Para configurar esse festival, como ele se apresenta hoje, Bonametti conheceu outras culturas, tradições e gastronomia de países como a Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Argentina, Peru e Chile. “Fazer esse intercâmbio me permitiu vislumbrar algo que sentíamos falta aqui no Mercadão, que para além de um ambiente aonde as pessoas costumeiramente vêm pela diversidade gastronômica, pudessem também experienciar um pouco mais da cultura”, complementa.
Além do festival mensal que homenageia países, o Mercadão de São Paulo também realiza outros eventos, como a Festa Julina, e ações para o Dia das Crianças e Natal. Para o Dia Das Crianças, o Mercadão realiza uma ação solidária, envolvendo os comerciantes locatários, que apadrinham algumas crianças.
Bonametti anuncia que, para este ano, a parceria será com a Casa de Apoio “Vida Divina”, instituição que assiste crianças em tratamento de câncer. “Neste mês as crianças serão recebidas na abertura do FGC com suas famílias, participando das atividades, além de receberem presentes”, reforça o executivo.
Já em dezembro, tradicionalmente, o Mercadão de São Paulo realiza ações em seus espaços. Neste sentido, segundo o diretor da concessionária que administra o mercado, desde que a concessão passou a ser da Mercado SP SPE S.A, o Mercadão de São Paulo mantém a sua programação, agregando mais atrações no último mês do ano, com visita do Papai Noel, experiências gastronômicas e culturais.
A Festa Julina deste ano do Mercadão contou com patrocínio da Amstel. Já para o Festival de Gastronomia e Cultura deste mês, o Festival de Gastronomia e Cultura segue em busca de patrocinadores. O festival ainda conta com a participação de restaurantes que tenham feet com os países homenageados, além do apoio da Prefeitura e outras instituições, com apoio institucional de consulados, embaixadas, Fundação Theatro Municipal, Museu da Imigração e PROMPERU, de acordo com Bonametti. “As parcerias contribuem na curadoria dos chefes, além de artistas e expositores que são convidados a participar”, compartilha.
Com cada vez mais adesão, o FGC tem o objetivo de levar a cultura dos 20 países homenageados ao longo do ano o público. “Nossa proposta é oferecer mais diversidade, cultura e lazer para a população, dentro de um espaço que já é reconhecido como a maior experiência gastronômica do mundo, o nosso Mercadão”, pontua Bonametti.
Fora os eventos, o Mercadão desenvolve iniciativas, como “Artistas do Amanhã”, que tem o objetivo de trazer artistas (estudantes de universidades) para dentro do Mercadão. Uma exposição de Lambe-lambe foi realizada em 2023, e segundo o diretor-presidente da concessionária, outras edições estão em processo de curadoria e aguardam apoio das universidades. “Os artistas convidados poderão expor suas obras de forma gratuita, com apoio das universidades parceiras, no espaço reservado, para alcançar pessoas com as suas obras de arte”.
O Mercadão ainda possui um livro de receitas que tem o intuito de envolver os locatários para criar um material completo com receitas que envolvam frutas e produtos das barracas. “Já existe, também, um projeto multimídia com foco nesse projeto”, reforça Bonametti. O ponto turístico ainda planeja realizar cursos e palestras com chefs renomados, que cozinharão em seu espaço gastronômico, com insumos dos próprios lojistas do mercado.
Compartilhe
Veja também
Bets já investiram R$ 2,3 bilhões em compra de mídia em 2024
Dados da Kantar Ibope Media - Advertising Insights incluem aportes feitos por 219 sites de apostas, que direcionaram verbas para TV (58% do total) e digital (42%)
Black Friday: varejo online deve crescer 9% em 2024
Pesquisa da Neotrust Confi aponta um possível crescimento nas vendas após a retração de 2023