Aniversário de São Paulo reúne ações de marcas e eventos culturais
Ao completar 469 anos nesta quarta-feira, 25, a cidade de São Paulo contará com diversas opções de lazer e atividades aos moradores
Aniversário de São Paulo reúne ações de marcas e eventos culturais
BuscarAniversário de São Paulo reúne ações de marcas e eventos culturais
BuscarAo completar 469 anos nesta quarta-feira, 25, a cidade de São Paulo contará com diversas opções de lazer e atividades aos moradores
Renan Honorato
24 de janeiro de 2023 - 8h18
Em comemoração ao 469º aniversário de São Paulo diversas marcas estão lançando edições limitadas de produtos com a cara da cidade, além de proporem experiências imersivas durantes o feriado.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anunciou que as comemorações deste ano terão como mote: “São Paulo, o Mundo Se Encontra Aqui”. O aniversário será realizado no Vale do Anhangabaú com shows de artistas de vários gêneros, como João Gomes, Belo, Dona Onete com Gaby Amarantos e AQNO, Fresno com Vitor Kley e Thedy Corrêa, Almir Sater, Nando Reis, Maria Gadú, MC Hariel, Dexter, Negra Li, Brisa Flow e Rappin’ Hood, entre outros. As festividades terão duração até domingo, 29.
Foi durante o conflito entre portugueses e ameríndios, por volta de 1530, que o donatário da capitania de São Vicente, Martin Afonso, passou a incentivar a migração de colonos para a extensão litorânea e para o interior do estado. No contexto da Guerra do Iguape, portanto, que o padre Manuel da Nóbrega e o jesuíta José de Anchieta realizaram a primeira missa, em 25 de janeiro de 1554, em uma colina ente os rios Tietê Anhangabaú e Tamanduateí. A data marcaria, então, a fundação da cidade de São Paulo.
Pata celebrar a data, algumas marcar recorreram à gastronomia. Em parceria com a Perdigão, o Subway apresenta aos consumidores o Sub Mortadela, que une a tradição da rede com as fatias de mortadela Ouro Perdigão.
A escolha começou a ser oferecida na segunda-feira, 23, e estará disponível até o fim dos estoques. A marca também busca recriar o tradicional sanduíche do Mané ao trazer a 2º edição da “MortaNdela Week”, dentre os dias 22 e 31 de janeiro.
O projeto assinado pela AlmapBBDO quer bater o recorde de maior sanduíche de metro de mortadela do mundo com linha Ouro da Perdigão. Composto por 1.075 baguetes de 30cm cada que totalizam 3.225 pedaços, fornecidas pela parceira Galeria dos Pães, o sanduíche tem como meta conquistar o título certificado pelo Guinness World Records, autoridade mundial em recordes.
A ativação na Fundação Bienal, dia 25 ao meio-dia, será aberta ao público. As pessoas poderão participar de atividades e experiências, como a introdução ao processo de defumação da linha de produtos da BRF.
A história do sanduíche começa em 1933 no Bar do Mané, que desde então reside no interior do Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão). A opção gastronômica surgiu como opção de refeição aos quitandeiros que ali circulavam e buscavam um alimento barato que os sustentasse nas jornadas de trabalho braçal. Pouco mais de quarenta anos depois da criação, o jornal Estado de São Paulo, em 1979, trazia a manchete: “O lanche de mortadela que dá fama ao boteco”.
Outra empresa que resolveu aproveita o aniversário de Sampa foi a marca de temperos Kitano ao fazer o lançamento da linha “Churrasquear” no evento no Parque Villa Lobos no dia 25. Com degustação gratuita, o food truck Kitano Churrasquear irá trazer além de pratos, influenciadores para conhecer a linha exclusiva de temperos. A ativação também conta com a apresentação de bloquinhos de carnaval e aulas de percussão.
A 2ª edição do Festival Cidade Futuro acontece durante o feriado dessa quarta-feira, 25, com 40 arenas espalhadas para debater os próximos passos da cidade aniversariante. O evento que acontece no centro histórico da capital paulista reunirá cerca de 470 palestrantes em 300h de programação simultânea e de maneira 100% gratuita.
O evento é realizado com parceria de várias startups com sede na cidade junto da Prefeitura Municipal da capital e o ProCentro. Dentre os temas que estarão em debates, constam: educação, mobilidade, ciência, afrofuturismo, relações afetivas, pridetech e empreendedores periféricos. As inscrições podem ser realizadas no site do evento.
Durante o evento também ocorrerá o lançamento da plataforma Futuros Possíveis, que propõe a curadoria de conteúdos, eventos e pesquisas que busquem debater as possibilidades do amanhã. Dentre os fundadores da iniciativa, estão Andreza Maia, especialista em inclusão tecnológica; Angelica Mari, jornalista; Beatriz Bevilaqua, jornalista; e Marcelo Gripa, comunicador estratégico e ex-editor-chefe do siet Olhar Digital.
A primeira temporada do vídeo/podcast do Futuros Possíveis é sobre o futuro do trabalho. Em 5 episódios, os fundadores discutem temas como o fenômeno de atuar em múltiplas frentes ao mesmo tempo, felicidade no trabalho, e questionam se empreendedorismo é para todos, bem como nomadismo digital, a possibilidade de trabalhar viajando.
Também no centro de São Paulo, a rede de mercado OXXO – em parceria com o influenciador digital Rafa Gushi (@spdagaroa) – vai patrocinar o “Tour não óbvio por São Paulo” durante os dias 21, 22 e 25 de janeiro. Os passeios guiados serão abertos aos públicos, com ingressos limitados, bastando se inscrever pelo site Sympla. No aniversário da cidade, 25, último dia da ação da marca, os passeios serão no Patteo do Colegio, Largo da Misericórdia, Faculdade de Direito e Igreja Ordem Primeira de São Francisco (Largo São Francisco), Praça Antônio Prado, Mosteiro São Bento e Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção (Largo São Bento) e os mercados OXXO da Rua Bela Vista e Largo do São Francisco. Todos os passeios têm duração média de duas horas.
A Momentum, comandada por Maria Laura Nicotero, criou a campanha publicitária para a Prefeitura de São Paulo homenagear os 469 anos da cidade. A agência assina o filme de 30 segundos para TV, anúncio, jingles, materiais de social media, com o conceito “uma cidade feita por todos e para todos” para mostrar que São Paulo é diversa.
Os cinco jingles criados para rádio, com versões para rock, samba, sertanejo e rap, além da versão original, foram elaborados para contemplar a realidade dos ouvintes de cada estilo musical, gerando a identificação através da linguagem, hábitos e locais que os habitantes da cidade frequentam no cotidiano.
Compartilhe
Veja também
Quais são as prioridades do marketing B2B para 2025?
Pesquisa "O status do marketing B2B na América Latina em 2025", da Intelligenzia, traça atual status da área na região, bem como focos e desafios para o próximo ano
Criadores de música e audiovisual perderão R$ 116 bi para IA até 2028
Mercado de conteúdos musicais e de audiovisual gerados por IA crescerá exponencialmente em cinco anos, revela pesquisa encomendada pela CISAC