Marketing

Pela primeira vez, ChatGPT aparece no ranking do Kantar BrandZ Global

Marca da OpenAI está no 60° lugar, avaliada em US$ 43,5 bilhões; Apple lidera pelo quarto ano seguido, com valor de marca de US$ 1,3 trilhão

i 15 de maio de 2025 - 10h35

O ChatGPT, da OpenAI, estreia na lista de marcas mais valiosas de 2025 do Kantar BrandZ Global em 60º lugar, com valor estimado em US$ 43,5 bilhões.

time openai

(Crédito: AdobeStock)

E o top 5 do ranking é dominado pelas gigantes da tecnologia, liderado pela Apple, que segue em primeiro lugar pelo quarto ano consecutivo, avaliada em US$ 1,3 trilhão – 28% a mais que a última edição.

Na sequência, aparecem Google, com US$ 944 bilhões, um crescimento de 25% em relação ao ano anterior, e a Microsoft, avaliada em US$ 884 bilhões, 24% a mais que 2024. Amazon está no quarto lugar, com 50% a mais em valor de marca (US$ 866 bilhões), seguida da Nvidia, que encarou um aumento de 152%, alcançando US$ 509 bilhões.

A edição de 2025 é a 20° do Kantar BrandZ Global. Neste ano, as marcas somam US$ 10,7 trilhões em valor de marca, 29% a mais do que na última edição e da qual a Apple representa 12% do total.

De acordo com a Kantar, a atual lista indica que marcas disruptivas impulsionam seu valor no longo prazo, e que as mais bem-sucedidas são consistentes nas suas mensagens e reconhecem os seus valores intangíveis na mente dos consumidores.

Outro destaque é o Instagram, que aparece no top 10, tendo crescido 101%. A plataforma da Meta está em sétimo lugar (R$ 228,9 bilhões), perdendo apenas para outra rede social da big tech: o Facebook (300,6 bilhões).

Ainda que marcas norte-americanas representem 82% das 100 primeiras mais valiosas em relação à primeira lista, de 2006, a Kantar chama atenção para as marcas chinesas, que duplicaram o seu valor ao longo dos últimos 20 anos, representando 6% do valor em 2025. A Alibaba está em 29° lugar (US$ 81,2 bilhões, 16% a mais), e o TikTok, da ByteDance, está na 32° posição, com valor de marca 25% maior, de US$ 75,669 bilhões.

Em relação aos setores, o varejo segue crescendo nos anos seguintes à pandemia, uma vez que o e-commerce e as marcas próprias criam valor para os consumidores em períodos de inflação. Já categorias de consumo estão estabelecidas, como vestuário, ou em queda, como alimentos e bebidas (-1%) e cuidados pessoais (-5%). Luxo também encarou queda de 2%

As marcas de bebidas alcoólicas seguem enfrentando dificuldades, com uma diminuição de 11%, muito em decorrência da redução do consumo, sobretudo entre gerações mais jovens.

Dados da Kantar indicam que a fragmentação entre destilados e cervejas artesanais também influencia na diluição das marcas mais tradicionais desse setor, que tem em destaque marcas brasileiras como Brahma, na nona posição da categoria (US$ 6,6 bilhões), e Skol (12º lugar, US$ 6,1 bilhões).

 

Top 10 das Marcas Globais Mais Valiosas Kantar BrandZ 2025
Classificação 2025 Marca Valor da Marca 2025 (US$) Variação Anual (%)
1 Apple 1,29 trilhão 28
2 Google 944,1 bilhões 25
3 Microsoft 844,8 bilhões 24
4 Amazon 866,1 bilhões 50
5 Nvidia 509,4 bilhões 152
6 Facebook 300,6 bilhões 80
7 Instagram 228,9 bilhões 101
8 McDonald’s 221 bilhões 0
9 Oracle 215,3 bilhões 48
10 Visa 213,3 bilhões 13