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Perguntas e respostas sobre o WhatsApp Business

A versão do aplicativo de mensagens direcionada a empresas chegou oficialmente ao Brasil e terá um impacto direto na relação entre produtos, serviços e consumidores


29 de janeiro de 2018 - 7h00

O WhatsApp Business, versão do aplicativo de mensagens do Facebook para empresas, chegou oficialmente ao Brasil na quinta-feira, 25. Inicialmente limitado aos usuários de Android, a ferramenta já estava disponível, desde a semana retrasada, nos Estados Unidos, Itália, Indonésia, Reino Unido e México.

De acordo com pesquisa da Mobile Ecosystem Forum (MEF) com seis mil usuários de mobile, o Brasil é o segundo maior país em uso do WhatsApp, atrás apenas da África do Sul.

Segundo relatório divulgado pela entidade, 76% dos assinantes móveis no Brasil fazem uso regular do WhatsApp. Rafael Kiso, fundador da mLabs e especialista em marketing digital, comenta que a tendência é de que a plataforma seja um canal rápido entre cliente e marca, e abrirá possíveis ações para estratégias digitais.

A versão corporativa do app, segundo seus criadores, também é gratuita e desenvolvida para atender as necessidades de uma pequena empresa. O serviço havia sido anunciado há alguns meses, quando o WhatsApp percebeu que há um tempo considerável muita gente vinha utilizando a ferramenta de comunicação para fins comerciais.

De acordo com a consultora Tatti Maeda, o Whatsapp tornou-se, antes mesmo de sua versão business, uma ferramenta utilizada em estratégias de fidelização junto ao público-alvo de pequenos e médios negócios. “Mas com a chegada do aplicativo dedicado especialmente para esses alvos, a usabilidade e recursos ofertados ajudam a tornar a relação entre empresas e audiência muito mais profissional”, diz Tatti.

“Com esta gama ampla de possibilidades vejo um momento novo e repleto de possibilidades excelentes para se trabalhar com afinco o ‘costumer centric’, estratégias que visam a experiência positiva para o cliente antes e depois da venda, e que ajudam muito a fortalecer pontos como retenção e lealdade a marca”, reforça a consultora.

Veja algumas dicas sobre o uso da versão empresarial do aplicativo:

Linha dedicada
Tenha um nº para o Whatsapp pessoal e outro para o corporativo. Linhas diferentes para objetivos diferentes. No perfil criado para negócios é importante utilizar o logotipo da marca, o que torna a relação clara entre a empresa e os clientes. Com a conta comercial você poderá incluir endereço, descrição da sua empresa, e-mail e website.

Chatbots
Você poderá criar mensagens que serão apresentadas quando o perfil comercial estiver ausente, ou uma mensagem de boas-vindas quando um cliente entra em contato com você. Nem sempre é possível estar conectado e poder contar com este tipo de recurso, ajuda a manter a qualidade no atendimento.

Número Fixo
Para quem já utiliza um número de telefone fixo, e que as pessoas já estão habituadas a contactar, será possível que os clientes deixem mensagens para verificação do número cadastrado.

Segurança
Você pode utilizar WhatsApp e WhatssApp Business em um mesmo aparelho: basta instalar as duas versões. Isso mantém mais seguro e resguardado os números que são de seu relacionamento pessoal e profissional. Sem riscos maiores de “engano” no envio de mensagens.

Etiquetas
Você pode criar tag’s para organizar e concentrar as mensagens em grupos para que isso agilize a busca por clientes. Digamos que você tenha uma “boutique” de serviços : será bem fácil manter em grupos , para passar informações, tirar dúvidas e manter um diálogo assertivo criando confiança alta na conquista pelo cliente.

 

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