Pesquisa lista as marcas que melhor representam o Brasil
Estudo da MindMiners aponta Natura, Havaianas, Petrobras, Guaraná Antárctica e O Boticário como as marcas que melhor simbolizam a identidade nacional
Pesquisa lista as marcas que melhor representam o Brasil
BuscarPesquisa lista as marcas que melhor representam o Brasil
BuscarEstudo da MindMiners aponta Natura, Havaianas, Petrobras, Guaraná Antárctica e O Boticário como as marcas que melhor simbolizam a identidade nacional
Meio & Mensagem
10 de abril de 2025 - 14h49
A pesquisa “Brasilidades: Quantos Brasis cabem no Brasil?”, realizada pela MindMiners, revela que 51% dos brasileiros acreditam que há marcas que representam bem o Brasil como um todo. As mais citadas foram: Natura (10%), Havaianas (7%), Petrobras (6%), Guaraná Antárctica (2%) e O Boticário (2%).
(Crédito: Roaming Pictures/Shutterstock)
Essas empresas, segundo o estudo, conseguiram traduzir valores e símbolos que remetem à cultura, ao estilo de vida e à identidade do país e, com isso, viraram referências no mercado e no imaginário coletivo dos brasileiros.
Para a maioria dos brasileiros (67%), as marcas deveriam ter mais responsabilidade na sociedade. As principais iniciativas que esperam dessas empresas são: salários justos e boas condições de trabalho (68%), sustentabilidade ambiental (67%), apoio a projetos sociais (57%), investimento em educação/capacitação da comunidade e funcionários (55%), incentivo à diversidade e inclusão (49%), acesso a produtos e serviços essenciais (44%) e posicionamento em questões sociais (42%).
O relatório também indica que algumas marcas já são reconhecidas por impactarem positivamente o Brasil com projetos culturais, sociais e ambientais. Entre as mais lembradas estão: Natura (14%), Petrobras (6%), Itaú (4%), O Boticário (3%) e Banco do Brasil (3%). Porém, 21% dos entrevistados não souberam responder e 11% disseram que nenhuma marca desempenha esse papel de forma significativa.
Em se trata de um recorte regional, 40% dos brasileiros acreditam que existe uma marca que representa bem a sua região. No Norte, 48% dos moradores desse local acreditam que existe uma marca que representa bem a região, com destaque para Natura (10%), O Boticário (2%) e Havaianas (2%). Esse número sobe para 51% do Nordeste, com ênfase também para Natura (4%), além de Petrobras (3%) e Vitarella (2%).
Já 41% dos entrevistados da região Centro-Oeste acreditam que existe alguma marca que representa bem a sua região, com Natura (6%) aparecendo novamente, seguida pela Coca-Cola (2%) e Riachuelo (2%). A região Sudeste é que a menos sente que existe uma marca que a represente (35%), apesar disso Natura (4%), Havaianas (2%) e Petrobras (2%) se destacam. No Sul, 41% dos entrevistados desta região acreditam que existe alguma marca que representa bem o local em que moram, com ênfase para O Boticário (3%) e Natura (2%).
Realizada com 2.400 pessoas, entre homens e mulheres, acima dos 18 anos, de todas as regiões do país e das classes ABC, a pesquisa indica aponta ainda que 48% dos brasileiros comprariam mais produtos de marcas que representassem melhor suas regiões e culturas. O estudo indica ainda que apesar da pluralidade, o Brasil compartilhar elementos que unem a sua população.
Compartilhe
Veja também
The Town apresenta uma nova atração: a The Tower
Idealizada por Roberto Medina, a atração pretende transportar o público para dentro de um espetáculo que une dança, performance e música em todos os dias do festival
NPS Benchmarking 2025 terá novos segmentos avaliados
Quinta edição do estudo da Opinion Box contará com pontuação média de segmentos como casas de apostas e moda infantil