Pesquisa aponta receios de profissionais de marketing e vendas com a IA
Estudo da Totvs aponta preocupações com os impactos da tecnologia na força de trabalho humano
Pesquisa aponta receios de profissionais de marketing e vendas com a IA
BuscarPesquisa aponta receios de profissionais de marketing e vendas com a IA
BuscarEstudo da Totvs aponta preocupações com os impactos da tecnologia na força de trabalho humano
Meio & Mensagem
27 de outubro de 2023 - 6h00
Profissionais de marketing e vendas apresentam receios com o avanço da IA (Crédito: Divulgação)
A Totvs realizou uma pesquisa para a H2R Insights e Trends que registrou que 42% dos profissionais de marketing e vendas brasileiros têm algum medo ou receio em relação à evolução da IA e os impactos negativos que podem atingir suas posições. A taxa representa o maior índice do relatório.
O impacto na empregabilidade é o receio mais indicado pelos profissionais. Ou seja, a possibilidade da substituição de mão de obra humana e a diminuição da sua demanda de trabalho assustam os entrevistados. Em seguida, destacam-se as citações de aspectos como “não saber se adaptar à tecnologia”, “receio de falta de ética e resultados enviesados”, e “tornar-se dependente da IA para realizar seu trabalho, tornando-se apenas um executor”.
O estudo intitulado “Panorama de carreiras 2030: o que esperar das profissões até o fim da década” contou com 477 participantes do Universo Totvs 2023, que aconteceu em junho de 2023, em São Paulo. O público ouvido era constituído majoritariamente de profissionais de Tecnologia (60%), 15% de Marketing e Vendas, 13% de Finance, 7% de RH e 5% de outras áreas.
No entanto, a pesquisa revela que a maioria dos profissionais entrevistados (90%), independentemente da área de atuação, não possui medo de perder seu emprego para esta tecnologia.
Compartilhe
Veja também
Selton Mello lê a mente de clientes Bradesco em nova campanha
Criada pela AlmapBBDO, a campanha é composta por dois filmes que mostram os benefícios exclusivos oferecidos para os clientes do banco
Alta Diagnósticos fortalece marca com Marina Ruy Barbosa
Criada pela Conext Agency, a campanha, protagonizada por Marina, pretende trazer leveza, protagonismo feminino e inovação para fortalecer a imagem da marca