Pesquisa aponta receios de profissionais de marketing e vendas com a IA
Estudo da Totvs aponta preocupações com os impactos da tecnologia na força de trabalho humano
Pesquisa aponta receios de profissionais de marketing e vendas com a IA
BuscarPesquisa aponta receios de profissionais de marketing e vendas com a IA
BuscarEstudo da Totvs aponta preocupações com os impactos da tecnologia na força de trabalho humano
Meio & Mensagem
27 de outubro de 2023 - 6h00
A Totvs realizou uma pesquisa para a H2R Insights e Trends que registrou que 42% dos profissionais de marketing e vendas brasileiros têm algum medo ou receio em relação à evolução da IA e os impactos negativos que podem atingir suas posições. A taxa representa o maior índice do relatório.
O impacto na empregabilidade é o receio mais indicado pelos profissionais. Ou seja, a possibilidade da substituição de mão de obra humana e a diminuição da sua demanda de trabalho assustam os entrevistados. Em seguida, destacam-se as citações de aspectos como “não saber se adaptar à tecnologia”, “receio de falta de ética e resultados enviesados”, e “tornar-se dependente da IA para realizar seu trabalho, tornando-se apenas um executor”.
O estudo intitulado “Panorama de carreiras 2030: o que esperar das profissões até o fim da década” contou com 477 participantes do Universo Totvs 2023, que aconteceu em junho de 2023, em São Paulo. O público ouvido era constituído majoritariamente de profissionais de Tecnologia (60%), 15% de Marketing e Vendas, 13% de Finance, 7% de RH e 5% de outras áreas.
No entanto, a pesquisa revela que a maioria dos profissionais entrevistados (90%), independentemente da área de atuação, não possui medo de perder seu emprego para esta tecnologia.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros