Pesquisa aponta receios de profissionais de marketing e vendas com a IA

Buscar

Pesquisa aponta receios de profissionais de marketing e vendas com a IA

Buscar
Publicidade

Marketing

Pesquisa aponta receios de profissionais de marketing e vendas com a IA

Estudo da Totvs aponta preocupações com os impactos da tecnologia na força de trabalho humano


27 de outubro de 2023 - 6h00

Líderes em inteligência artificial são responsáveis por identificar oportunidades de uso da tecnologia (Crédito: Everything Possible/Shutterstock)

Profissionais de marketing e vendas apresentam receios com o avanço da IA (Crédito: Divulgação)

A Totvs realizou uma pesquisa para a  H2R Insights e Trends que registrou que 42% dos profissionais de marketing e vendas brasileiros têm algum medo ou receio em relação à evolução da IA e os impactos negativos que podem atingir suas posições. A taxa representa o maior índice do relatório.

O impacto na empregabilidade é o receio mais indicado pelos profissionais. Ou seja, a possibilidade da substituição de mão de obra humana e a diminuição da sua demanda de trabalho assustam os entrevistados. Em seguida, destacam-se as citações de aspectos como “não saber se adaptar à tecnologia”, “receio de falta de ética e resultados enviesados”, e “tornar-se dependente da IA para realizar seu trabalho, tornando-se apenas um executor”.

O estudo intitulado “Panorama de carreiras 2030: o que esperar das profissões até o fim da década” contou com 477 participantes do Universo Totvs 2023, que aconteceu em junho de 2023, em São Paulo. O público ouvido era constituído majoritariamente de profissionais de Tecnologia (60%), 15% de Marketing e Vendas, 13% de Finance, 7% de RH e 5% de outras áreas.

No entanto, a pesquisa revela que a maioria dos profissionais entrevistados (90%), independentemente da área de atuação, não possui medo de perder seu emprego para esta tecnologia.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Rock in Rio cria experiência imersiva para celebrar seus 40 anos

    Rock in Rio cria experiência imersiva para celebrar seus 40 anos

    Criada em parceria com a TIM e Eletromidia, a ativação espalhará 40 histórias do festival por 40 pontos da cidade do Rio de Janeiro que acolhe o festival desde o início

  • Natura escolhe Iza como embaixadora

    Natura escolhe Iza como embaixadora

    Cantora vai protagonizar campanhas das linhas de cuidados pessoais para o corpo da companhia; parceria inclui projetos especiais