Como funciona o programa de fidelidade do McDonald’s?
Rede de fast-food apresenta Meu Méqui, programa de acúmulo de pontos que podem ser trocados por produtos do restaurante
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Meio & Mensagem
25 de outubro de 2023 - 10h53
Buscando fidelizar ainda mais sua base de clientes e potencializando sua presença digital, o McDonald’s apresenta esta semana seu programa de fidelidade. O Meu Méqui consiste no acúmulo de pontos no aplicativo da rede, que podem ser trocados por produtos selecionados em até seis meses.
Os clientes ganharão 100 pontos para cada R$ 1 gasto, em qualquer canal físico ou digital do McDonald’s. Os clientes deverão realizar o download do app do Méqui para o acúmulo da pontuação. Para o início do programa, a rede dará 6 mil pontos para cada cadastro feito, além dos já recebidos pela compra. Os prêmios, de acordo com o nível de pontuação, são os seguintes:
6.000 pontos: 1 casquinha, 1 café premium 100mL ou 1 pão de queijo
12.000 pontos: 1 McColosso Chocolate, 1 Cheeseburger ou 1 McFritas pequena
20.000 pontos: 1 Sundae, 1 McChicken ou 1 McFritas média
30.000 pontos: 1 McShake 400mL, 1 Duplo Burger com Queijo ou 1 McFritas Grande
40.000 pontos: 1 Mcflurry Ovomaltine, 1 sanduíche clássico (Big Mac, Cheddar McMelt ou Quarteirão) ou 1 Chicken McNuggets com 10 unidades e molho
50.000 pontos: 1 Big Tasty, 1 McLanche Feliz ou 1 McOferta Core (Big Mac, Cheddar McMelt, Quarteirão ou McChicken)
O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o programa de fidelidade do McDonald’s. Em nota, o diretor de marketing da rede no País, Sérgio Eleutério, afirma que o Meu Méqui representa uma nova modalidade de negócios que vai beneficiar e customizar ainda mais a experiência digital do consumidor no McDonald’s. Atualmente, o aplicativo é responsável por 61% das vendas totais no Brasil.
A rede já conta com um programa de pontuação em territórios como Estados Unidos e o Reino Unido, por exemplo. Além de trocar pontos por lanches, acompanhamentos e sobremesas, os consumidores do Reino Unido ainda têm a chance de doá-los para instituições de caridade.
Para divulgar o novo programa, a Galeria desenvolveu uma campanha protagonizada por pessoas apaixonadas por Méqui descobrindo que podem materializar a fidelidade à marca. Confira:
https://youtube.com/watch?v=90Sg7BeBcns
Os vídeos de 30, 15 e 6 segundos foram produzidos pela Tropical Film e LOUD+. A veiculação da campanha acontece em TV aberta e por assinatura, bem como digital, OOH, rádio e Spotify ao longo de novembro.
Ademais, a agência preparou o game show ‘Quanto mais Méqui, mais Méqui’. A websérie estreia no YouTube, TikTok e Instagram em cinco episódios, e traz influenciadores em programas de auditório, em que ensinarão formas, truques e estratégias para que os consumidores ganhem mais pontos no Meu Méqui, representando situações da vida real.
A estratégia de fidelização por meio de pontos é recorrente em redes de alimentação e bebidas.
O Burger King lançou o Clube BK em 2021, programa digital que já conta com 10,7 milhões de usuários cadastrados, conforme indica a Zamp, companhia proprietária da rede. O mecanismo também dá um ponto para cada real gasto.
Ao longo de dois anos, o programa distribuiu mais de 3 milhões de sanduíches, 2,7 milhões de acompanhamentos, quase 2 milhões de sobremesas e 1,4 milhão de bebidas por meio do resgate de pontos.
Outro bastante conhecido é o do Starbucks. A rede de bebidas norte-americana oferece benefícios para os clientes à medida em que acumulam estrelas no Starbucks Rewards. A participação depende de compras pagas com Starbucks Card registrado ou com o aplicativo Starbucks.
Os benefícios incluem personalização de bebidas e resgate de produtos específicos, como alguns alimentos, doces, canecas, copos e até mesmo um pacote de café em grãos.
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