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Marketing

Raízen leva “Humanologia” para lojas Shell Select

Com maior investimento em marketing já feito para suas lojas de conveniência, empresa quer reforçar o contato com o cliente e diferenciar a marca no mercado


23 de abril de 2018 - 17h42

Frame de comercial da campanha. A criação é da F/Nazca Saatchi & Saatchi (crédito: reprodução)

O segmento de conveniência em postos de serviços teve faturamento de R$ 7,2 bilhões em 2016, com crescimento de 6,2%, de acordo com os dados mais recentes da Plural (Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência). As lojas das associadas faturaram R$ 4,8 bilhões no período, alta de 10,8%. Esse grupo encerrou 2016 com 4.798 lojas, (289 inaugurações no ano).

Com 950 unidades Shell Select em operação na base de seis mil postos Shell no País, a Raízen tem a expectativa de ampliar os negócios no segmento. Para isso, coloca no ar nesta segunda-feira, 23, a nova campanha da rede, o maior investimento em marketing da empresa nas lojas de conveniência no Brasil. Criada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, a ação leva para o universo das lojas de conveniência o conceito “Humanologia”, presente na comunicação da marca desde junho do ano passado.

Filme ressalta o atendimento das lojas (crédito: reprodução)

O objetivo, segundo Renato Grego, gerente de comunicação de marketing da Raízen, é reforçar o contato com o cliente e diferenciar Shell Select no crescente mercado de conveniência. A nova campanha se baseia nos resultados de um estudo sobre a jornada do consumidor, conduzido pela companhia, que identificou sete momentos-chave nos quais os clientes passam nas lojas de conveniência: café da manhã, break da tarde, volta para casa, pré ou pós balada, durante viagens e finais de semana. “O objetivo foi entender o que vem acontecendo e como o cliente utiliza a conveniência para oferecer o que ele precisa. Shell Select atende diferentes pessoas em todos os momentos do dia”, diz Grego.

A estratégia de comunicação inclui um comercial com versões de 30 segundos e 45 segundos para TV aberta e fechada (veja abaixo), sete filmes para o ambiente digital, spot de rádio, ativações nas redes sociais, materiais de PDV e OOH (anúncios em relógios de rua no Rio de Janeiro e São Paulo, com sugestões de produtos de acordo com a temperatura da cidade). A iniciativa, que segue na mídia até agosto, contará, ainda, com o recurso de geolocalização com o Waze que acionará via push notification os consumidores quando estiverem nas proximidades das lojas.

Os vídeos para o digital brincam com tecnologias como touch screen, reconhecimento facial e full HD e situações de consumo, destacando os produtos oferecidos e o atendimento dos funcionários. O touch screen, por exemplo, aparece quando o cliente toca no vidro do balcão e o atendente logo percebe qual o pão de queijo ele deseja. “Pela primeira vez apostamos tão forte numa campanha de Shell Select. Usamos a inteligência para sermos cirúrgicos na tática de comunicação e mídia para não ter desperdício e, dentro da adequação, converter”, afirma o gerente de comunicação e marketing.

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