Redes sociais: cai o engajamento das marcas
Dados são da ferramenta indexSocial, da Espalhe MSL Group, que passa a monitorar marcas globais com presença nas redes
Dados são da ferramenta indexSocial, da Espalhe MSL Group, que passa a monitorar marcas globais com presença nas redes
Meio & Mensagem
16 de outubro de 2013 - 3h39
Mais da metade das marcas monitoradas pelo indexSocial registraram queda no índice deixando o top 10 de setembro. As informações da ferramenta da Espalhe MSL Group mede a performance no Facebook, Twitter e Youtube.
No período, o engajamento semanal das dez companhias que formam o ranking chegou a 0,57%. Ao considerar a média de engajamento semanal das 20 maiores marcas o percentual sobe para 1,1%. Segundo a Espalhe, os baixos índices são reflexo da redução do alcance orgânico, ou seja, menos fãs receberam os posts das marcas. Há um ano, o top 10 de engajamento registrava 2% em análises semanais e o top 20, 5,5%.
Marcas globais e audiência
Nesse mês, o indexSocial passa a monitorar as principais marcas globais com presença social considerando os fãs, seguidores e assinantes brasileiros, possibilitando uma análise mais detalhada da performance. Entre as companhias globais analisadas estão: Coca-Cola, Coca-Cola Zero, Fanta, Budweiser, Sprite, Havaianas, Visa, Firefox, Red Bull, Samsung Mobile, Gameloft, PlayStation, Knorr, C&A, Privalia, Nissan, Adidas, Microsoft, Dove, entre outras.
Coca-Cola é a primeira a destacar-se nos rankings, entrando na segunda posição do top 10 de audiência de setembro. Guaraná segue na liderança, com 15,3 milhões de pessoas conectadas à marca. Garoto (sétima posição) entra pela primeira vez no ranking e, junto de Coca-Cola e Hotel Urbano (quarta posição) formam o grupo das únicas marcas com variação positiva no período. Netshoes e Cerveja Bohemia saem do ranking esse mês.
O top 10 de audiência conta ainda com Skol (terceira), Lacta (quinta), Brahma Futebol (sexta), Claro Brasil (oitava), L’Oreal (nona) e Itaú (décima).
Do ProXXIma
Compartilhe
Veja também
Azzas 2154 reduz portfólio e elimina Dzarm, Alme e Reserva feminina
Holding de moda, vestuário e calçados afirma ter concluído revisão do portfólio e tomado a decisão com foco de “melhorar a alocação de capital”
Coqueiro transforma lata de atum em caixa de som
Marca de peixes enlatados da Camil Alimentos usa humor para esclarecer fake news sobre suas embalagens transferirem metais pesados para os pescados