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Rio2C cria vertical de conteúdo

Organização visa expandir festival em formatos diversos


10 de junho de 2021 - 8h11

Nesta quarta-feira, 10, o Rio2C lança o @Live, sua plataforma de conteúdo sobre criatividade e inovação. O projeto visa ser um amplificador dos temas discutidos no festival presencial de forma mais profunda, para um público maior e ao longo do ano em diferentes formatos (documentários, curtas, webséries, talks e podcasts).

 

Primeira série de conteúdo do @Live será sobre tendências debatidas no evento presencial (Crédito: Divulgação/Rio2C)

A vertical de conteúdo já estreia com a produção Pretérito do Futuro, uma série em vídeo e podcasts de oito capítulos que tratará de tendências, como inteligência artificial, dados e consumo, conteúdo e storytelling, educação e cidades inteligentes. De acordo com a organização, essas são tendências que foram debatidas em encontros presenciais do Rio2C com uma análise atual e projetiva após a pandemia.

O conteúdo será publicado no canal do YouTube da marca junho em julho. Segue ela as séries Diálogos, sobre o mercado audiovisual e a indústria criativa, e Sentidos, sobre os cinco sentidos humanos e a transformação criativa a partir deles. Diálogos será publicada nos meses de agosto e setembro e Sentidos nos meses de outubro e novembro. Os conteúdos vão ser produzidos com regularidade, ainda que não definida.

Futuramente, Rio2C visa criar conteúdos e produtos que tenham sinergia temática com o evento, mas que não estejam necessariamente vinculadas com o mesmo, extrapolando os conteúdos relacionados diretamente com ele. “Nossa orientação é sempre a de produzir conteúdos e experiências que sejam relevantes para o nosso público. A gente vinha fazendo isso no formato de um evento que acontecia uma vez por ano durante seis dias. O que o público pode esperar agora é o que Rio2C esteja tá muito mais presente na vida das pessoas e das empresas em formatos diversos. Aquele projeto que acontecia uma vez por ano durante seis dias vai continuar acontecendo de uma forma maior, mais robusta presencialmente uma vez por ano, mas ele vai estar presente durante o ano todo em diversos formatos e temáticas”, explica Rafael Lazarini, CEO do Rio2C.

De acordo com o executivo, o Rio2C já nasceu como uma plataforma de conteúdo, mas cuja principal vazão se dava no evento. A intenção com a vertical de conteúdo é fazer o debate chegar a mais pessoas. “O festival gera 780 horas de conteúdo. Vimos a necessidade de expandir esse conteúdo tão relevante gerado em outros formatos para que pudesse democratizar o acesso”, coloca.

O @Live já conta com patrocínio da Petrobras, que também marcou presença como patrocinadora de edições do evento presencial e vai apresentar a edição do evento em 2022. A empresa tem co-autoria dos conteúdos apresentados nas séries. A vertical também está aberta para outras parcerias.

As séries de conteúdo também visa criar alternativas à não-realização do festival em 2021. Este ano, a organização decidiu não realizar um evento digital, “pois acreditamos que seria mais do mesmo do que já está aí e que talvez não agregasse ao público”, explica Lazarini. Porém, o Rio2C já desenha um plano para um evento presencial em 2022 com aprendizados da pandemia, que além de acelerar a digitalização, também reforçou atributos humanos. Assim, o Rio2C está repensando formatos e local.

“Esse momento de pandemia que trouxe esse afastamento e cerceamento da liberdade de ir e vir, das pessoas se encontrarem, de estar junto. Eu acredito que trouxe como efeito colateral uma valorização enorme desses momentos. Acreditamos que os eventos e o Rio2C volta com força gigante, num formato maior, mais democrático, maduro e com maior relevância”, adianta.

**Crédito da imagem no topo: Divulgação/Rio2C

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