São Paulo supera Rio de Janeiro em ranking de marca
Edição 2024 do Global City Index, da Brand Finance, avaliou a percepção de mais de 15 mil entrevistados, em 20 países, sobre as principais cidades do mundo
São Paulo supera Rio de Janeiro em ranking de marca
BuscarSão Paulo supera Rio de Janeiro em ranking de marca
BuscarEdição 2024 do Global City Index, da Brand Finance, avaliou a percepção de mais de 15 mil entrevistados, em 20 países, sobre as principais cidades do mundo
Taís Farias
7 de novembro de 2024 - 6h00
São Paulo, agora, é percebida como a principal marca de cidade do Brasil, segundo o Global City Index, da Brand Finance. Na edição anual do ranking, São Paulo subiu oito posições, alcançando a 62ª posição na classificação global. Com o desempenho, a capital paulista ultrapassou o Rio de Janeiro, que caiu nove posições no ranking na comparação com o ano anterior.
O índice foi desenvolvido a partir de uma pesquisa com mais de 15 mil respondentes em 20 países. O objetivo é oferecer uma visão detalhada sobre como as principais cidades do mundo são percebidas. Ao longo do processo, os entrevistados foram convidados a ranquear 100 cidades do mundo em pilares como cultura e legado, educação e ciência e negócios e investimentos.
São Paulo é vista como uma cidade acolhedora (21ª posição), diversa e multicultural (24ª posição), amigável (26ª posição) e divertida (26ª posição). A capital também se destaca do ponto de vista financeiro, sendo reconhecida como atrativa para os negócios.
O Rio de Janeiro, por sua vez, supera São Paulo em conceitos como familiaridade e é considerada divertida (3ª posição) e multicultural (14ª posição), mas enfrenta desafios em critérios econômicos e de governança que levaram pontos da capital fluminense.
Londres manteve sua posição como marca de cidade mais bem avaliada do mundo. Apesar de enfrentar desafios em custo de vida, a cidade registra alto desempenho em familiaridade (3ª posição) e reputação (3ª posição). Nova Iorque e Paris ocupam a segunda e terceira posições, respectivamente. Paris lidera em cultura e legado, enquanto Nova Iorque é destaque em educação e ciência.
Em 2024, a cidade de Tóquio alcançou a quarta posição, percebida como a líder em ciência e tecnologia. Outro destaque foi Dubai que chegou à quinta posição. No recorte da América Latina, Santiago, no Chile, é a cidade com o melhor desempenho, ocupando a 48ª posição no ranking global. O movimento fez a cidade superar Cidade do México, que caiu para a 58ª posição.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros