Paralimpíada tem aprovação de 95%

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Paralimpíada tem aprovação de 95%

Edição já é a segunda maior em audiência; pesquisa desenvolvida pela organização nas arenas mostra satisfação dos espectadores

e Teresa Levin
12 de setembro de 2016 - 14h36

As vendas que haviam começado tímidas chegando a alarmar os organizadores deram uma guinada e fizeram com que o último sábado, 10, registrasse o maior público do Parque Olímpico durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Neste dia, quase 170 mil pessoas estiveram presentes nas competições no espaço que reúne as principais arenas dos Jogos. Mas, mais do que a presença maciça de espectadores, um outro dado chama a atenção: o retorno de quem acompanhou as disputas nas mais diversas modalidades tem sido extremamente positivo. Em uma pesquisa feita pela organização com quem esteve no local na última semana, 95% do público ouvido falou que gostou da experiências nas arenas e que os Jogos Paralímpicos alcançaram suas expectativas. Quem conta é Alexis Schaefer, diretor comercial e de marketing do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

“O Brasil aproveita os Jogos Paralímpicos, as equipes brasileiras são um sucesso, as competições surpreendem. Vemos isso nas arenas onde há uma atmosfera positiva que ainda passa para os patrocinadores”, revela o executivo. Ao contrário dos Jogos Olímpicos onde as arenas são “limpas”, ou seja, não tem exibição de marcas, nas Paralimpíadas há a presença de placas de patrocinadores em algumas arenas, além de exibição de marcas em outros locais, como nas camisas dos esportistas que disputam as competições de atletismo.

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Arenas dos Jogos Paralímpicos tem exibição de marcas (Crédito: Teresa Levin)

“Isso já é uma tradição da Paralimpíada, uma maneira de diferenciar e criar um investimento adicional. Todo lucro que vem destas ações vai especificamente para o movimento paralímpico”, revela. Alexis lembra ainda que o crescimento do interesse global da mídia em torno do evento tem sido crescente. “E estas imagens vão para todo mundo criando uma exposição valorosa para os patrocinadores”, fala.

Questionado sobre a adesão de marcas ao evento, o diretor comercial e de marketing do IPC revela que gostaria que os anunciantes tivessem mais atenção ao movimento paralímpico. “Temos um grande potencial que ainda não é aproveitado por completo”, observa, apesar de reconhecer que, em comparação a outros eventos esportivos, a Paralimpíada não é menos comercializada. “Temos que avaliar com cuidado mas ao mesmo tempo reforçar que é uma oportunidade única”, diz. Alexis acrescenta que, nos últimos dez anos, o evento registrou um crescimento da atenção tanto do público, quanto de patrocinadores. “Em cada edição temos batido recordes, alcançado novas etapas, com patrocinadores fazendo mais. Estamos em um ótimo caminho mas pode-se fazer mais e crescer mais rápido”, finaliza.

Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 seguem até domingo, 18, quando a cerimônia de encerramento será realizada no Maracanã. Mesmo que as 2,5 milhões de entradas para o evento não sejam vendidas até lá, esta edição da Paralimpíada já bateu seu recorde: com o total de ingressos vendidos até agora, ela já a segunda maior da história em audiência, ficando atrás apenas de Londres 2012.

 

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