Supermercado volta a fornecer sacolinhas
Carrefour, Pão de Açúcar, Sonda e Walmart cumprem decisão judicial e voltam a fornecer sacolinhas plásticas
Carrefour, Pão de Açúcar, Sonda e Walmart cumprem decisão judicial e voltam a fornecer sacolinhas plásticas
Meio & Mensagem
28 de junho de 2012 - 12h10
Depois de muita polêmica, as sacolinhas plásticas voltam aos caixas dos supermercados. As redes de varejo Pão de Açúcar, Carrefour, Sondas e Walmart retomam a distribuição nesta quinta-feira, 28, em todas as lojas.
A decisão da juíza Cynthia Torres Cristófaro, da Primeira Vara Central da capital paulista, tomada na última segunda-feira, 25, determinou que os supermercados retomassem o uso das embalagens em 48 horas. Segundo a juíza, a interrupção do fornecimento das sacolas plásticas “nitidamente onera desproporcionalmente o consumidor”.
Em nota oficial, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) ressalta seu compromisso com a sustentabilidade e afirma que estimulará “o consumo consciente através do uso racional de embalagens e do combate ao desperdício”.
A rede Carrefour também declara que voltará a fornecer as sacolinhas, mas que estimulará “a adoção de alternativas sustentáveis para o acondicionamento das compras, como sacolas reutilizáveis”.
O supermercado Walmart diz que vai retomar a distribuição no período da tarde e que o caixa contará com um “puxa-saco” para estimular a racionalização das sacolas. “Acreditamos que essa ferramenta ajuda o consumidor a retirar apenas a quantidade necessária para embalar suas compras”, declara o supermercado.
A Associação Paulista de Supermercados (APAS) instrui seus associados a cumprirem a decisão da 1ª Vara Cível do Foro Central da capital, mas pretende recorrer à determinação da juíza, que define que todos os supermercados do Estado serão obrigados fornecer sacolas de plástico biodegradável a seus clientes até o dia 25 de julho.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros