TAM e LAN concluem processo de fusão
Empresa resultante, LATAM Airlines é a nona maior companhia área do mundo com faturamento anual de US$ 13,5 bilhões
Empresa resultante, LATAM Airlines é a nona maior companhia área do mundo com faturamento anual de US$ 13,5 bilhões
Meio & Mensagem
22 de junho de 2012 - 4h48
As companhias aéreas TAM e LAN concluíram nesta sexta-feira 22 o processo de consolidação de suas operações dando origem à LATAM Airlines Group S.A, uma das 10 maiores empresas do segmento no mundo. A nova gigante latino-americana oferecerá voos para 150 destinos, em 22 países, além do transporte de cargas para 169 destinos em 27 países, totalizando um faturamento anual de mais de US$ 13 bilhões. Os 99,9% dos acionistas da TAM participantes da oferta concordaram em trocar suas ações por um recibo que equivale a 0,9 da LAN. Com essa transação, a TAM fecha seu capital no Brasil.
As duas companhias apostam em uma sinergia entre US$ 170 milhões e US$ 200 milhões nos primeiros 12 meses após a conclusão da operação. Em quatro anos, a expectativa é que o montante alcance US$ 600 milhões. Segundo as empresas, 60% do valor virão do aumento de passageiros e do transporte de carga por conta da associação, e o restante será resultado das economias de custo.
A Latam Airlines contará com uma frota de 296 aviões de passageiros e mais de 14 cargueiros, tornando-se a maior da América Latina. Mesmo com a fusão, as companhias declaram que vão manter suas marcas. O executivo Maurício Rolim Amaro, atual vice-presidente do Conselho de Administração da TAM, assumirá a posição de presidente do Conselho de Administração da LATAM Airlines.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros