Trump reduz tarifas sobre itens como carne, bananas e café
Presidente dos EUA assinou, nesta sexta-feira, 14, ordem executiva que reduz tarifas sobre centenas de produtos

(Crédito: Somodevilla/Shutterstock)
Nesta sexta-feira, 14, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que reduz, de maneira retroativa, as tarifas sobre carne bovina, café, bananas, tomates, açaí, abacaxi, nozes e outras centenas de importações agrícolas, para todos os países.
A decisão passou a valer a partir da quinta-feira, 13. No texto, o republicano explicou que a resolução foi tomada depois de considerar informações e recomendações fornecidas por autoridades, o andamento das negociações com parceiros comerciais, a demanda interna por determinados produtos e a capacidade interna de produção de alguns produtos.
Na prática, trata-se de um movimento para conter a inflação dos alimentos no país, mas a medida deve beneficiar o Brasil, principal produtor de café do mundo e segundo maior produtor de carne bovina depois dos EUA, segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA.
O texto também informa que as modificações serão aplicadas aos itens importados para consumo e que a implementação da decisão requer o reemboldo das tarifas cobradas. Os reembolsos serão processados de acordo com a legislação aplicável e com procedimentos padrão da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA para tais reembolsos.