Unilever compra marca russa
Concern Kalina integra cinco novas marcas ao portfólio da Unilever, que segue o seu plano de expansão junto aos países emergentes
Concern Kalina integra cinco novas marcas ao portfólio da Unilever, que segue o seu plano de expansão junto aos países emergentes
Janaina Langsdorff
14 de outubro de 2011 - 8h45
A Unilever pagou 500 milhões de euros (685 milhões de dólares) para adquirir 82% da Concern Kalina, uma das maiores empresas de cosméticos e cuidados pessoais da Rússia, que deve fechar o ano de 2011 com receita de aproximadamente 303 milhões de euros. A transação, que acaba de ser anunciada pelo grupo anglo-holandês, ainda depende da aprovação de órgãos regulatórios, mas a previsão é que seja finalizada ainda nesse ano.
O negócio integra as marcas russas Pure Line, Black Pearl, Silky Hands, 100 Recipes of Beauty e Forest Balm ao portfólio da Unilever, que já tem Dove, Sunsilk, Timotei e Clear. Com cerca de 1,9 mil funcionários, a Concern Kalina vende seus produtos principalmente na Ucrânia e Cazaquistão, além da Rússia.
De acordo com informações divulgadas em nota pela Unilever, a representatividade da área de cuidados pessoais passou de 20% há dez anos para 30% atualmente, o que equivale a vendas de 44,3 bilhões de euros em 2010. O rápido crescimento da área de cuidados pessoais fortalece a presença da empresa, especialmente em mercados emergentes, como Índia, Brasil e China. "Essa aquisição mudará o negócio de cuidados pessoais da Unilever na Rússia", comenta Paul Polman, presidente-executivo da Unilever. A expectativa é que as economias emergentes representem 75% do volume de negócios da companhia até 2020, ante os atuais 54%.
Compartilhe
Veja também
Tortuguita: a estratégia da Arcor para se conectar com diferentes gerações
Personagem da fabricante de chocolates ancora as estratégias de marca e comunicação e permite a exploração de collabs e experiências
Campanha expõe o impacto do trabalho invisível das mulheres
Criada pela agência Calia, a ação conscientiza sobre como o acúmulo de tarefas domésticas impacta a vida profissional e pessoal das mulheres