Mídia
A midia e o casamento de conto de fadas
Emissoras e portais brasileiros param para acompanhar a união do príncipe William e de Kate Middleton, o maior evento midiático global dos últimos anos
Emissoras e portais brasileiros param para acompanhar a união do príncipe William e de Kate Middleton, o maior evento midiático global dos últimos anos
Bárbara Sacchitiello
29 de abril de 2011 - 8h03
Nesta sexta-feira 29, o mundo ganha uma nova princesa. O príncipe William, herdeiro do trono britânico, ganha uma esposa. A monarquia europeia ganha mais um membro para seu rol de nobreza. E a mídia de todo o planeta ganha uma das maiores e mais abrangentes coberturas de um evento já realizadas em sua recente história.
Mais do que a união de um casal, o casamento real é um fenômeno que vem mexendo com as esferas econômica, social e midiática da Inglaterra e de todo o mundo. Desde a união do príncipe Charles e de Lady Diana (pais do príncipe William), em 1981, a monarquia europeia não voltava tanta atenção para uma cerimônia de casamento – e todos os detalhes de figurino, pompa, convidados, cardápio, jóias e aparatos que dele fazem parte. E, se na época, os olhos dos espectadores de todo o mundo tinham apenas a TV para contemplar as imagens da festa, hoje, diversas outras telas (como computadores, celulares, tablets e smartphones) também abrirão espaço para a entrada do novo casal real.
Aproveitando o grande interesse do público em acompanhar a troca de alianças entre o príncipe William e a plebeia Kate Middleton, todas as grandes emissoras de TV aberta do Brasil abrirão um espaço em sua programação para transmitir o evento. Quando as solenidades começarem no entorno da Abadia de Westminster e no Palácio de Buckingham, em Londres, as emissoras estarão sintonizadas diretamente no local, transmitindo as imagens do evento e fazendo a cobertura com seus correspondentes internacionais.
Emissoras na cerimônia
Bem cedo, as 06h50 no horário de Brasília (e 10h50 na hora de Londres), o SBT dará início à transmissão do casamento, acompanhando a saída de Kate Middleton do hotel rumo à Abadia. Até as 8h15, a emissora irá exibir as cenas da cerimônia, intercaladas com reportagens especiais sobre os noivos. Os apresentadores Carlos Nascimento e Analice Nicolau irão comandar a transmissão. A cobertura completa será apresentada nos telejornais da casa.
A Globo também cobrirá o casamento em tempo real, utilizando o espaço do Bom Dia Brasil para mostrar a cerimônia. A apresentação contará com o apoio da consultora de moda, Gloria Khalil, que comentará sobre os figurinos dos noivos e convidados. O casamento, aliás, já vem sendo tema recorrente na Globo, que vem abordando a união em seus programas e telejornais. A Globo News também entrará no ar bem cedo, as 05h, com os preparativos do casamento, ao vivo.
A RedeTV também abre espaço para o casamento de William e Kate, com a transmissão da cerimônia ao vivo, a partir das 06h. Na emissora, a cobertura do evento será feita por Augusto Xavier e Daniela Albuquerque, com a participação de comentaristas convidados. A Record também substituirá sua programação matutina pela cerimônia real, entre as 06h e 09h30. Diretamente de Londres, a jornalista Adriana Araújo comanda a exibição do casamento. O programa seguinte, o Hoje em Dia, dará continuidade à exibição, com a apresentação de Chris Flores, também da Inglaterra. A Bandeirantes fará flashes ao vivo do evento, aproveitando sua parceria jornalística com a BBC, e concentrará a cobertura completa em seus telejornais. Já o BandNews, na TV paga, exibirá a cerimônia em tempo real, assim como o canal GNT, da Globosat.
Realeza na internet
Pela primeira vez na história da monarquia, um casamento real será exibido na internet. A cobertura oficial ficará alocada em um canal especial do YouTube (clique aqui), que será complementado com informações e noticias em tempo real, postada pelas autoridades da realeza. O canal de cobertura no portal de vídeos está associado ao site The Royal Wedding, o portal oficial de noticias, que há meses vem sendo abastecido com tudo a respeito dos preparativos do casamento.
No Brasil, os principais portais de noticias – UOL, Terra, G1 e R7 – exibirão a cerimônia ao vivo, com a publicação de noticias e imagens da solenidade.
Twitter
No microblog Twitter, o casamento de William e Kate já é o assunto mais comentado há dias. Nesta semana, a hashtag #RoyalWedding não deixou o Trending Topics mundial e os termos relativos à união do casal também figuravam constantemente entre os termos mais postados.
Nesse dia de cerimônia, a expectativa é que o volume de comentários bata recordes. O interesse dos internautas é tanto que a empresa Kingo Labs, especializada em desenvolvimento de aplicativos digitais, criou uma ferramenta para mensurar a quantidade de posts sobre o casamento. Na véspera do enlace, a página já contabiliza mais de 700 tuítes por minuto que usavam a hashtag #royal e mais de 240 tuites a cada minuto com a hshtag #royalweeding (os dois principais códigos usados pelos usuários do microblog para se referir à união de William e Kate.
Durante a exibição da cerimônia, a expectativa é que esses tuítes sejam amplamente mais numerosos, assim como a audiência das emissoras. Números e índices superlativos, para marcar a história da mídia mundial e coroar mais um capítulo da nobreza europeia.
Compartilhe
Veja também
Tribunal de Contas suspende licitação de OOH do Rio de Janeiro
Órgão interrompe processo de concessão do mobiliário urbano, que recebeu documentos das empresas interessadas nesta semana e realizaria o pregão na próxima quarta, dia 9
Telecine cria sessão para ajudar pessoas a controlarem a ansiedade
Após pesquisa, que revela que muitas pessoas buscam filmes como alívio emocional, canal terá nova faixa de filmes todas as segundas-feiras