A midia e o casamento de conto de fadas

Buscar

A midia e o casamento de conto de fadas

Buscar
Publicidade

Mídia

A midia e o casamento de conto de fadas

Emissoras e portais brasileiros param para acompanhar a união do príncipe William e de Kate Middleton, o maior evento midiático global dos últimos anos


29 de abril de 2011 - 8h03

Nesta sexta-feira 29, o mundo ganha uma nova princesa. O príncipe William, herdeiro do trono britânico, ganha uma esposa. A monarquia europeia ganha mais um membro para seu rol de nobreza. E a mídia de todo o planeta ganha uma das maiores e mais abrangentes coberturas de um evento já realizadas em sua recente história.

Mais do que a união de um casal, o casamento real é um fenômeno que vem mexendo com as esferas econômica, social e midiática da Inglaterra e de todo o mundo. Desde a união do príncipe Charles e de Lady Diana (pais do príncipe William), em 1981, a monarquia europeia não voltava tanta atenção para uma cerimônia de casamento – e todos os detalhes de figurino, pompa, convidados, cardápio, jóias e aparatos que dele fazem parte. E, se na época, os olhos dos espectadores de todo o mundo tinham apenas a TV para contemplar as imagens da festa, hoje, diversas outras telas (como computadores, celulares, tablets e smartphones) também abrirão espaço para a entrada do novo casal real.

Aproveitando o grande interesse do público em acompanhar a troca de alianças entre o príncipe William e a plebeia Kate Middleton, todas as grandes emissoras de TV aberta do Brasil abrirão um espaço em sua programação para transmitir o evento. Quando as solenidades começarem no entorno da Abadia de Westminster e no Palácio de Buckingham, em Londres, as emissoras estarão sintonizadas diretamente no local, transmitindo as imagens do evento e fazendo a cobertura com seus correspondentes internacionais.

Emissoras na cerimônia

Bem cedo, as 06h50 no horário de Brasília (e 10h50 na hora de Londres), o SBT dará início à transmissão do casamento, acompanhando a saída de Kate Middleton do hotel rumo à Abadia. Até as 8h15, a emissora irá exibir as cenas da cerimônia, intercaladas com reportagens especiais sobre os noivos. Os apresentadores Carlos Nascimento e Analice Nicolau irão comandar a transmissão. A cobertura completa será apresentada nos telejornais da casa.

A Globo também cobrirá o casamento em tempo real, utilizando o espaço do Bom Dia Brasil para mostrar a cerimônia. A apresentação contará com o apoio da consultora de moda, Gloria Khalil, que comentará sobre os figurinos dos noivos e convidados. O casamento, aliás, já vem sendo tema recorrente na Globo, que vem abordando a união em seus programas e telejornais. A Globo News também entrará no ar bem cedo, as 05h, com os preparativos do casamento, ao vivo.

A RedeTV também abre espaço para o casamento de William e Kate, com a transmissão da cerimônia ao vivo, a partir das 06h. Na emissora, a cobertura do evento será feita por Augusto Xavier e Daniela Albuquerque, com a participação de comentaristas convidados. A Record também substituirá sua programação matutina pela cerimônia real, entre as 06h e 09h30. Diretamente de Londres, a jornalista Adriana Araújo comanda a exibição do casamento. O programa seguinte, o Hoje em Dia, dará continuidade à exibição, com a apresentação de Chris Flores, também da Inglaterra. A Bandeirantes fará flashes ao vivo do evento, aproveitando sua parceria jornalística com a BBC, e concentrará a cobertura completa em seus telejornais. Já o BandNews, na TV paga, exibirá a cerimônia em tempo real, assim como o canal GNT, da Globosat.

Realeza na internet

Pela primeira vez na história da monarquia, um casamento real será exibido na internet. A cobertura oficial ficará alocada em um canal especial do YouTube (clique aqui), que será complementado com informações e noticias em tempo real, postada pelas autoridades da realeza. O canal de cobertura no portal de vídeos está associado ao site The Royal Wedding, o portal oficial de noticias, que há meses vem sendo abastecido com tudo a respeito dos preparativos do casamento.

No Brasil, os principais portais de noticias – UOL, Terra, G1 e R7 – exibirão a cerimônia ao vivo, com a publicação de noticias e imagens da solenidade. 

Twitter

No microblog Twitter, o casamento de William e Kate já é o assunto mais comentado há dias. Nesta semana, a hashtag #RoyalWedding não deixou o Trending Topics mundial e os termos relativos à união do casal também figuravam constantemente entre os termos mais postados.

Nesse dia de cerimônia, a expectativa é que o volume de comentários bata recordes. O interesse dos internautas é tanto que a empresa Kingo Labs, especializada em desenvolvimento de aplicativos digitais, criou uma ferramenta para mensurar a quantidade de posts sobre o casamento. Na véspera do enlace, a página já contabiliza mais de 700 tuítes por minuto que usavam a hashtag #royal e mais de 240 tuites a cada minuto com a hshtag #royalweeding (os dois principais códigos usados pelos usuários do microblog para se referir à união de William e Kate.

Durante a exibição da cerimônia, a expectativa é que esses tuítes sejam amplamente mais numerosos, assim como a audiência das emissoras. Números e índices superlativos, para marcar a história da mídia mundial e coroar mais um capítulo da nobreza europeia.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Placar e Centauro se unem para transmissão da Copa América

    Placar e Centauro se unem para transmissão da Copa América

    Com imagens, empresas levarão sinal para plataformas, além de contar com influenciadores para amplificar o conteúdo

  • Qual é a importância das métricas de atenção?

    Qual é a importância das métricas de atenção?

    Pesquisa da DoubleVerify revela que metade dos compradores de mídia na América Latina planejam integrar métricas de atenção em suas estratégias