Revista do NYT repete capa da Epoca
Publicação norte-americana usa a mesma imagem do acidente do Air France que rendeu prêmios à revista da Editora Globo
Publicação norte-americana usa a mesma imagem do acidente do Air France que rendeu prêmios à revista da Editora Globo
Meio & Mensagem
9 de maio de 2011 - 4h10
Por conta das descobertas da caixa preto – e até mesmo de corpos das vítimas do acidente – o tema do voo 447 da Air France (que caiu no mar em maio de 2009, quando fazia a rota Rio de Janeiro-Paris) voltou à tona com força total na imprensa.
Nesta semana, a The New York Times Magazine – publicação periódica do jornal homônimo – dedicou sua reportagem de capa para o assunto. E, para ilustrar a matéria, a publicação estampou uma foto, que mostra uma tomada aérea do oceano, no local em que houve a queda da aeronave.
Apesar de a imagem da New York Times Magazine ser em preto e branco, o conceito da foto é praticamente idêntico ao da capa da revista Época, da editora Globo, publicada na semana em que o acidente aconteceu.
Procurando registrar o impacto da tragédia, a revista preparou uma edição especial, com a foto aérea da imensidão do oceano, ilustrada somente com a frase “Voo Air France 447”.
O impacto da imagem foi tamanho que a capa da Época foi eleita a melhor do ano segundo o julgamento da Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) e também recebeu um prêmio no Award of Excellence da Society for News Design (uma instituição que elege os melhores destaques de jornais e revistas do planeta).
Apesar do sucesso da capa, a foto escolhida pela Época não era exclusiva da revista e nem da Editora Globo. A imagem foi liberada pela Força Aérea Brasileira logo após o acidente e qualquer veículo jornalístico poderia adquiri-la. Por esta razão, talvez, a foto tenha voltado a aparecer agora, na capa da New York Times Magazine.
Compartilhe
Veja também
Dazn transmitirá Super Mundial de Clubes da Fifa
Plataforma exibirá todas as 63 partidas do torneio ao vivo e de forma gratuita para todo o mundo
Gshow reorganiza editorias e amplia assuntos ao completar 10 anos
Portal de entretenimento da Globo pretende oferecer experiência mais intuitiva ao leitor; novidades são apresentadas em campanha estrelada por Tati Machado