A pauta de Kassab à frente das Comunicações
Ex-prefeito de São Paulo assume ministério fruto da fusão entre as pastas de Comunicações e Ciência, Tecnologia e Inovação
Ex-prefeito de São Paulo assume ministério fruto da fusão entre as pastas de Comunicações e Ciência, Tecnologia e Inovação
O presidente em exercício Michel Temer formalizou, na tarde desta quinta-feira, 12, o nome de Gilberto Kassab para conduzir o ministério fruto da fusão das pastas de Comunicações e Ciência, Tecnologia e Inovação. Tanto a hipótese de fusão dos ministérios como a nomeação de Kassab já era apontada pela imprensa.
Gilberto Kassab, fundador e presidente nacional do PSD, foi ministro das Cidades do governo Dilma e renunciou ao cargo no mês passado. Kassab assume o lugar de Celso Pansera, que estava á frente do ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e de André Figueiredo, que comandava o ministério das Comunicações.
Economista e engenheiro, Kassab foi prefeito de São Paulo de 2006 a 2012, também foi vice-prefeito na gestão Serra e deputado federal. Já presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) no governo Lula e atuou como membro do Conselho Consultivo da Anatel.
A fusão dos ministérios foi criticada pela comunidade científica representadas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), considerando que se trata de “uma medida artificial que prejudicaria o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País”.
Em sua página no Facebook, Kassab escreve que sua forma de trabalho e por meio de diálogo e a busca da convergência. “Novas ideias e soluções consensuais. É esse o jeito de trabalhar por um novo momento do país.”
No que diz respeito ao ministério das Comunicações, Gilberto Kassab tem como um de seus principais desafios a discussão sobre o limite na banda larga fixa, migrações de rádio AM para FM e o desligamento do sinal da TV analógica. No caso de dados de internet, a presidente Dilma regulamentou o Marco Civil da Internet que trata de questões relacionadas a pacote de dados na internet tema recente alvo de polêmicas.
Compartilhe
Veja também
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro