Anatel leva nova lei à consulta pública
Texto engloba medidas sobre credenciamento das novas atividades do mercado de TV por assinatura.
Texto engloba medidas sobre credenciamento das novas atividades do mercado de TV por assinatura.
Meio & Mensagem
18 de novembro de 2011 - 11h23
*Sandra Regina da Silva
Manoel Rangel, presidente da Ancine, anunciou que a agência colocará em consulta pública duas Instruções Normativas (IN) relacionadas à Lei 12.485/2011, provavelmente no dia 16 de dezembro. As INs se referem à comunicação audiovisual no serviço de acesso condicionado e ao credenciamento das novas atividades do mercado de TV por assinatura. As consultas deverão se estender até o dia 30 de janeiro. A iniciativa faz parte do processo de regulamentação da nova lei, que foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, em setembro de 2011. O anúncio foi feito durante o seminário “Os efeitos da nova lei da TV por assinatura”, realizado hoje, em São Paulo, pela Converge Comunicações.
Rangel afirmou que há planos de realizar duas audiências públicas sobre as INs, na segunda quinzena de janeiro de 2012. “A Ancine pretende uma transição o mais suave possível. Foram quatro anos e meio para debater os parâmetros da lei. Agora, é preciso regulamentá-la”, disse. Para isso, as áreas técnicas da Ancine e da Anatel, cada uma com a responsabilidade de regulamentar uma série de diretrizes até março de 2012, mantêm encontros semanais, para que o processo regulatório seja convergente, e não contraditório.
“A lei traz imensas oportunidades para todos e nosso esforço é para que este seja um excelente momento da indústria do audiovisual”, destacou o presidente da Ancine. A agência estima que a nova lei trará um impacto econômico nos recursos para financiamento estimado em R$ 400 milhões, o que significa, de acordo com Rangel, quadruplicar o fundo setorial do audiovisual (FSA).
Compartilhe
Veja também
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix