Assinar

Aos 34, SBT caminha para maturidade

Buscar
Publicidade
Mídia

Aos 34, SBT caminha para maturidade

Emissora de Silvio Santos celebra aniversário com programação estável, atenção ao público infanto-juvenil e investimento em novas atrações


18 de agosto de 2015 - 8h55

O refrão “ritmo de festa”, cantando inúmeras vezes por Silvio Santos em seus programas dominicais, cabe bem como trilha sonora para o aniversário de 34 anos de sua emissora, completados nesta quarta-feira, 19. Atravessando um período de prosperidade e estabilidade, o SBT vem conseguindo se manter no segundo lugar de audiência televisiva e incrementar o estilo de programação que vem oferecendo ao seu público espectador.

Desde 2012, quando colocou no ar o sucesso infantil Carrossel o SBT deu uma guinada que o colocaria novamente em destaque para a audiência e para o mercado publicitário. A consolidação de uma faixa de dramaturgia infanto-juvenil, exibida no horário nobre, foi responsável por trazer à emissora um público de todas as idades, bastante fiel aos seus produtos.

Depois de Carrossel (que já foi até reprisada algumas vezes) o SBT apostou no remake de Chiquititas, cujo desfecho foi exibido na última sexta-feira, 14, quebrando recordes. Com 545 capítulos, a novela juvenil tornou-se a segunda trama mais longa da história da teledramaturgia brasileira, perdendo apenas para Redenção, exibida de 1966 a 1968 pela TV Excelsior. Agora, a emissora quer dar continuidade ao sucesso com Cúmplices de um Resgate seu novo folhetim infanto-juvenil que estreou há alguns dias.

Mais audiência no horário nobre acaba, consequentemente, refletindo em ampliação das cifras comerciais. Nos últimos três anos, o SBT também procurou estreitar sua relação com as agências de publicidade e anunciantes. A emissora criou o prêmio O Melhor Comercial do Brasil, que destaca as campanhas mais criativas exibidas em sua grade e também patrocinou a categoria Filme, a mais tradicional do Festival de Publicidade de Cannes.

Novidades na cozinha

Recentemente, o SBT também entrou na febre dos realities culinários e conseguiu, com isso, criar uma nova faixa de espectadores nas noites de sábado. Com duas temporadas já exibidas – e uma terceira prometida pela emissora – o Cozinha Sob Pressão comandado pelo chef Carlos Bertolazzi, conseguiu boa audiência e repercussão do público. O experimento na cozinha rendeu bons frutos. No mês passado, a emissora estreou a primeira temporada do Bake Off – Brasil, versão nacional de uma competição cujo objetivo é revelar novos confeiteiros.

Pegadinhas do terror

Outra novidade recente que tem agradado aos fãs do SBT são as pegadinhas do Programa Silvio Santos. Algumas vezes realizadas em parceria com produtoras de cinema, as câmeras escondidas não pouparam sustos para os participantes e risadas aos espectadores. A Menina Fantasma e os Zumbis no Metrô são alguns exemplos de pegadinhas que fizeram sucesso até fora do Brasil.

Desafios

Apesar da boa fase, o SBT ainda tem diversos desafios a enfrentar em seus 34 anos. Apesar de ter recuperado a vice-liderança na média de audiência (a emissora cita dados do Ibope para divulgar que encerrou julho com média de 5,6 pontos de audiência nas 24 horas do dia), a briga pelo segundo lugar com a Record continua bem acirrada, sobretudo no horário nobre, graças ao sucesso da trama Os Dez Mandamentos.
Além disso, a emissora ainda não testou um produto de dramaturgia com criação original, utilizando apenas versões adaptadas de tramas mexicanas e argentina (no caso de Chiquititas).

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também