BBB cresce 60% em merchandising
Edição deste ano teve um total de 544 ações, feitas por 14 diferentes anunciantes
Edição deste ano teve um total de 544 ações, feitas por 14 diferentes anunciantes
Bárbara Sacchitiello
28 de abril de 2013 - 5h50
Mesmo que não gere a repercussão ou consiga repetir os dados de audiência de suas primeiras edições, o Big Brother Brasil continua deixando a Globo satisfeita em termos de faturamento publicitário.
De acordo com levantamento feito pelo Controle da Concorrência, a edição deste ano teve um total de 544 ações de merchandising – número 60% maior do que em 2012, quando o programa teve 341 ações. Para este cálculo são consideradas todas as vezes que o anunciante aparece no ar, tantos via estímulos visuais (quando apenas o produto ou a marca é focalizado pelas câmeras) quanto por ações integradas (quando os participantes manipulam ou consomem os produtos).
Se forem consideradas as inserções da Panasonic – a marca de Tv da sala da casa, que aparecia todas as vezes em que os participantes interagiam com o paresentador Pedro Bial – o crescimento em relação à edição de 2012 é ainda maior: 183%. Somente a Panasonic apareceu no reality um total de 423 vezes.
Uma razão para esse aumento do número de ações pode estar no maior tempo de exposição que o reality proporcionou às marcas. A 13ª edição do programa foi marcada pela grande quantidade de provas de resistência, com longas horas de duração.
O número total de anunciantes, no entanto, não mudou em relação ao ano passado: Foram 14 marcas (contabilizando as da própria Globo) que apareceram ao longo dos mais de dois meses de programa. São elas: Ambev (Guaraná Antarctica), Absurda, Cadbury Adams, Fiat, Globo.com, Carrefour, Chocolates Brasil Cacau, L’Oreal, New Móveis Planejados, Panasonic, Pepsico, Rede Globo e Unilever.
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