Assinar

Bon Appetit e IBM criam app de receitas

Buscar

Bon Appetit e IBM criam app de receitas

Buscar
Publicidade
Mídia

Bon Appetit e IBM criam app de receitas

Equipado pela inteligência artificial Watson, da IBM, o dispositivo é capaz de criar receitas originais segundo o gosto do usuário


1 de julho de 2014 - 11h54

Por Michael Sebastian, da AdAge

A Bon Appetit e a IBM estão lançando em conjunto um novo aplicativo de receitas, o Chef Watson. O dispositivo une o conteúdo culinário da revista com uma das mais poderosas tecnologias de computação cognitiva existentes.

As empresas apresentaram nesta segunda-feira, 30, uma versão beta do app para convidados. Ela se baseia no supercomputador Watson, cuja inteligência artificial entende a linguagem humana, gerando hipóteses segundo evidências e evoluindo nesse processo. A tecnologia derrotou dois dos maiores ganhadores do tradicional game show americano Jeopardy.

No dispositivo da Bon Appetit, o Watson ajudará a criar uma nova receita cada vez que o usuário precisar. “A gente costuma ficar cozinhando sempre a mesma coisa”, diz Adam Rapoport, editor-executivo da revista publicada pela Conde Nast. “O app nos ajuda a libertar a mente. É alguém para nos ajudar a cozinhar em casa.” O desenvolvimento foi fruto de parceria e não envolveu valores, segundo as empresas.

O aplicativo se baseia nos ingredientes que um usuário deseja usar e evitar para fazer um prato. Ainda pode-se indicar um estilo gastronômico, como “asiático” ou “grelhados”, e um tipo de receita, como “cozido”, “sanduíche” ou “sopa”. O dispositivo realiza uma busca no banco de dados de nove mil receitas da Bon Appetit e cruza os resultados com seus próprios conhecimentos sobre química alimentar, psicologia de gosto popular (um conceito conhecido como “psicofísica hedônica”) e cozinha ética e regional. Oferece, então, uma lista de cem sugestões ordenadas segundo sua facilidade, sendo a 100ª receita a mais bizarra combinação de ingredientes.

Segundo seus criadores, o app difere de outros de receitas porque é capaz de produzir pratos originais cada vez que usado – apesar de poder repetir a mesma receita se numa segunda consulta o usuário fornecer os mesmos critérios de pesquisa. O potencial do aplicativo também deverá crescer conforme aumenta o catálogo de receitas da Bon Appetit.

Aplicações comerciais
Antes de testar o app com leitores, editores da Bon Appetit colocaram em prática diversas sugestões do Chef Watson que deverão ser publicadas na edição de julho da revista. Pamela Drucker Mann, publisher da revista, disse que por ora não há intenção de comercializar anúncios no app.

A revista busca crescimento de receitas e circulação, apesar dos prêmios que tem ganho recentemente – incluindo o de Revista do Ano de 2013 pela Ad Age. A parceria com a IBM foi proposta pelo editor online, Matt Gross, após saber a respeito do envolvimento do Watson com o Institute of Culinary Education num food truck instalado no festival South by Southwest neste ano.

Por sua vez, a IBM tem intensificado sua investida em soluções de inteligência. A empresa lançou recentemente o conceito “Made with IBM” (Feito com IBM), apresentando casos que mostram a capacidade de tecnologias como Big Data, mobilidade, computação em nuvem e cognitiva.

O Watson, por exemplo, tem sido aplicado como sistema de gestão de decisões em tratamentos de câncer do pulmão do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, de Nova York. A unidade que cuida do supercomputador receberá neste ano investimentos de US$ 1 bilhão visando seu desenvolvimento para aplicações comerciais.

Leia mais sobre a IBM e o supercomputador Watson na edição 1616, de 30 de junho, exclusivamente para assinantes de Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa ou para tablets Apple e Android.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Play9 terá projeto de Carnaval com 2 mil influenciadores em 2025

    Play9 terá projeto de Carnaval com 2 mil influenciadores em 2025

    Produtora quer reunir nano, micro e pequenos influencers em projetos de distribuição de conteúdo que mostre a diversidade da folia pelo Brasil

  • O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024

    O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024

    Os grandes eventos esportivos dominaram as buscas do ano, assim como a morte do apresentador Silvio Santos e as inundações no Rio Grande do Sul