Pela primeira vez, Brasil concorre ao Oscar de Melhor Filme
Longa Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, também disputa na categoria de Melhor Filme Internacional e Fernanda Torres em Melhor Atriz pela interpretação no filme
23 de janeiro de 2025 - 11h36Pela primeira vez, um filme brasileiro concorrerá na categoria de Melhor Filme do Oscar, principal premiação do cinema mundial. O responsável pelo feito é o longa Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, inspirado no livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, que retrata a vida da família Paiva durante a ditadura militar, durante a década de 1970.

Além de melhor filme, Ainda Estou Aqui concorrerá na categoria de Melhor Filme Internacional e a atriz Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva no longa, concorre a Melhor Atriz. No início do mês, Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro 2025 na mesma categoria, em um feito também inédito para o Brasil.
A última vez que o Brasil concorreu ao Oscar foi em 1999, com Central do Brasil, em Melhor Filme Internacional e Fernanda Montenegro disputando a categoria de Melhor Atriz. Ainda Estou Aqui, que é uma produção do Globoplay, se consagrou como a maior bilheteria do cinema brasileiro no período pós pandemia, arrecadando quase R$ 50 milhões e levando 3 milhões de pessoas às salas.
O anúncio dos indicados aconteceu na manhã desta quinta-feira, 23. A cerimônia, assim como a votação dos indicados, foi adiada em razão dos incêndios na Califórnia. A entrega dos prêmios, no entanto, segue confirmada para o dia 2 março, no Dolby Theatre em Hollywood.
Na categoria Melhor Filme, o brasileiro Ainda Estou Aqui disputa o prêmio com Anora, The Brutalist, A Complete Unknown, Conclave, Duna: Parte Dois, Emilia Pérez, Nickel Boys, A Substância e Wicked.
Já em Melhor Filme Internacional figuram ao lado de Ainda Estou Aqui: A Garota com a Agulha, Emilia Pérez, The Seed Of The Sacred Fig e Flow.
Fernanda Torres, por sua vez, concorre com Cynthia Erivo, pelo trabalho em Wicked; Karla Sofía Gascón, em Emilia Pérez; Mikey Madison, em Anora; e Demi Moore, em A Substância.
Melhor Ator |
Adrien Brody, por “O Brutalista” |
Timothée Chalamet, por “Um Completo Desconhecido” |
Colman Domingo, por “Sing Sing” |
Ralph Fiennes, por “Conclave” |
Sebastian Stan, por “O Aprendiz” |
0 |
Melhor Ator Coadjuvante |
Yura Borisov, por “Anora” |
Kieran Culkin, por “ A Real Pain” |
Edward Norton, por “Um Completo Desconhecido” |
Guy Pearce, por “O Brutalista” |
Jeremy Strong, por “O Aprendiz” |
0 |
Melhor Atriz |
Cynthia Erivo, de “Wicked” |
Karla Sofía Gascón, de “Emilia Pérez” |
Mikey Madison, por “Anora” |
Demi Moore, por “A Substância” |
Fernanda Torres, por “Ainda Estou Aqui” |
0 |
Melhor Atriz Coadjuvante |
Monica Barbaro, por “Um Completo Desconhecido” |
Ariana Grande, por “Wicked” |
Felicity Jones, por “O Brutalista” |
Isabella Rossellini, por “Conclave” |
Zoe Saldaña, por “Emilia Pérez” |
0 |
Melhor Animação |
“Flow” |
“DivertidaMente 2” |
“Memoir of a Snail” |
“Wallace e Gromit: Vengeance Most Fowl” |
“O Robô Selvagem” |
0 |
Melhor Animação em Curta-Metragem |
“Beautiful Men” |
“In the Shadow of the Cypress” |
“Magic Candies” |
“Wander to Wonder” |
“Yuck!” |
0 |
Melhor Figurino |
“Um Completo Desconhecido” |
“Conclave” |
“Gladiador II” |
“Nosferatu” |
“Wicked” |
0 |
Melhor Cabelo e Maquiagem |
“Um Homem Diferente |
“Emilia Pérez” |
“Nosferatu” |
“A Substância” |
0 |
Melhor Trilha Sonora Original |
“O Brutalista” |
“Conclave” |
“Emilia Pérez” |
“Wicked” |
“Robô Selvagem” |
0 |
Melhor Curta-Metragem em Live-Action |
“A Lien” |
“Anuja” |
“I’m Not a Robot” |
“The Last Ranger” |
“The Man Who Could Not Remain Silent” |
0 |
Melhor Roteiro Adaptado |
“Um Completo Desconhecido” |
“Conclave” |
“Emilia Pérez” |
“Nickel Boys” |
“Sing Sing” |
0 |
Melhor Canção Original |
“El Mal”, de “Emilia Pérez” |
“The Journey”, de “The Six Triple Eight” |
“Like a Bird”, de “Sing Sing” |
“Mi Camino”, de “Emilia Pérez” |
“Never Too Late”, de “Elton John: Never Too Late” |
0 |
Melhor Documentário |
“Black Box Diaries” |
“No Other Land” |
“Porcelain War” |
“Soundtrack to A Coup D’Etat” |
“Sugarcane” |
0 |
Melhor Documentário de Curta-Metragem |
“Death By Numbers” |
“I am Ready, Warden” |
“Incident” |
“Instruments of a Beating Heart” |
“The Only Girl in the Orchestra” |
0 |
Melhor Filme Internacional |
“Ainda Estou Aqui” |
“The Girl with the Needle” |
“Emilia Pérez” |
“The Seed of the Sacred Fig” |
“Flow” |
0 |
Melhor Design de Produção |
“O Brutalista” |
“Conclave” |
“Duna: Parte 2” |
“Nosferatu” |
“Wicked” |
0 |
Melhor Edição |
“Anora” |
“O Brutalista” |
“Conclave” |
“Emilia Pérez” |
“Wicked” |
0 |
Melhor Som |
“Um Completo Desconhecido” |
“Duna: Parte 2” |
“Emilia Pérez” |
“Wicked” |
0 |
Melhores Efeitos Visuais |
“Alien: Romulus” |
“Better Man” |
“Duna: Parte 2” |
“O Reino do Planeta dos Macacos” |
“Wicked” |
0 |
Melhor Fotografia |
“O Brutalista” |
“Duna: Parte 2” |
“Emilia Pérez” |
“Maria” |
“Nosferatu” |
0 |
Melhor Direção |
Sean Baker por “Anora” |
Brady Cobert por “O Brutalista” |
James Mangold por “Um Completo Desconhecido” |
Jacques Audiard por “Emilia Pérez” |
Coralie Fargeat por “A Substância” |
0 |
Melhor Filme |
“Anora” |
“O Brutalista” |
“Um Completo Desconhecido” |
“Conclave” |
“Duna: Parte 2” |
“Emilia Pérez” |
“Ainda Estou Aqui” |
“Nickel Boys” |
“A Substância” |
“Wicked” |