Pela primeira vez, Brasil concorre ao Oscar de Melhor Filme
Longa Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, também disputa na categoria de Melhor Filme Internacional e Fernanda Torres em Melhor Atriz pela interpretação no filme
Pela primeira vez, um filme brasileiro concorrerá na categoria de Melhor Filme do Oscar, principal premiação do cinema mundial. O responsável pelo feito é o longa Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, inspirado no livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, que retrata a vida da família Paiva durante a ditadura militar, durante a década de 1970.

Além de melhor filme, Ainda Estou Aqui concorrerá na categoria de Melhor Filme Internacional e a atriz Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva no longa, concorre a Melhor Atriz. No início do mês, Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro 2025 na mesma categoria, em um feito também inédito para o Brasil.
A última vez que o Brasil concorreu ao Oscar foi em 1999, com Central do Brasil, em Melhor Filme Internacional e Fernanda Montenegro disputando a categoria de Melhor Atriz. Ainda Estou Aqui, que é uma produção do Globoplay, se consagrou como a maior bilheteria do cinema brasileiro no período pós pandemia, arrecadando quase R$ 50 milhões e levando 3 milhões de pessoas às salas.
O anúncio dos indicados aconteceu na manhã desta quinta-feira, 23. A cerimônia, assim como a votação dos indicados, foi adiada em razão dos incêndios na Califórnia. A entrega dos prêmios, no entanto, segue confirmada para o dia 2 março, no Dolby Theatre em Hollywood.
Na categoria Melhor Filme, o brasileiro Ainda Estou Aqui disputa o prêmio com Anora, The Brutalist, A Complete Unknown, Conclave, Duna: Parte Dois, Emilia Pérez, Nickel Boys, A Substância e Wicked.
Já em Melhor Filme Internacional figuram ao lado de Ainda Estou Aqui: A Garota com a Agulha, Emilia Pérez, The Seed Of The Sacred Fig e Flow.
Fernanda Torres, por sua vez, concorre com Cynthia Erivo, pelo trabalho em Wicked; Karla Sofía Gascón, em Emilia Pérez; Mikey Madison, em Anora; e Demi Moore, em A Substância.
| Melhor Ator |
| Adrien Brody, por “O Brutalista” |
| Timothée Chalamet, por “Um Completo Desconhecido” |
| Colman Domingo, por “Sing Sing” |
| Ralph Fiennes, por “Conclave” |
| Sebastian Stan, por “O Aprendiz” |
| 0 |
| Melhor Ator Coadjuvante |
| Yura Borisov, por “Anora” |
| Kieran Culkin, por “ A Real Pain” |
| Edward Norton, por “Um Completo Desconhecido” |
| Guy Pearce, por “O Brutalista” |
| Jeremy Strong, por “O Aprendiz” |
| 0 |
| Melhor Atriz |
| Cynthia Erivo, de “Wicked” |
| Karla Sofía Gascón, de “Emilia Pérez” |
| Mikey Madison, por “Anora” |
| Demi Moore, por “A Substância” |
| Fernanda Torres, por “Ainda Estou Aqui” |
| 0 |
| Melhor Atriz Coadjuvante |
| Monica Barbaro, por “Um Completo Desconhecido” |
| Ariana Grande, por “Wicked” |
| Felicity Jones, por “O Brutalista” |
| Isabella Rossellini, por “Conclave” |
| Zoe Saldaña, por “Emilia Pérez” |
| 0 |
| Melhor Animação |
| “Flow” |
| “DivertidaMente 2” |
| “Memoir of a Snail” |
| “Wallace e Gromit: Vengeance Most Fowl” |
| “O Robô Selvagem” |
| 0 |
| Melhor Animação em Curta-Metragem |
| “Beautiful Men” |
| “In the Shadow of the Cypress” |
| “Magic Candies” |
| “Wander to Wonder” |
| “Yuck!” |
| 0 |
| Melhor Figurino |
| “Um Completo Desconhecido” |
| “Conclave” |
| “Gladiador II” |
| “Nosferatu” |
| “Wicked” |
| 0 |
| Melhor Cabelo e Maquiagem |
| “Um Homem Diferente |
| “Emilia Pérez” |
| “Nosferatu” |
| “A Substância” |
| 0 |
| Melhor Trilha Sonora Original |
| “O Brutalista” |
| “Conclave” |
| “Emilia Pérez” |
| “Wicked” |
| “Robô Selvagem” |
| 0 |
| Melhor Curta-Metragem em Live-Action |
| “A Lien” |
| “Anuja” |
| “I’m Not a Robot” |
| “The Last Ranger” |
| “The Man Who Could Not Remain Silent” |
| 0 |
| Melhor Roteiro Adaptado |
| “Um Completo Desconhecido” |
| “Conclave” |
| “Emilia Pérez” |
| “Nickel Boys” |
| “Sing Sing” |
| 0 |
| Melhor Canção Original |
| “El Mal”, de “Emilia Pérez” |
| “The Journey”, de “The Six Triple Eight” |
| “Like a Bird”, de “Sing Sing” |
| “Mi Camino”, de “Emilia Pérez” |
| “Never Too Late”, de “Elton John: Never Too Late” |
| 0 |
| Melhor Documentário |
| “Black Box Diaries” |
| “No Other Land” |
| “Porcelain War” |
| “Soundtrack to A Coup D’Etat” |
| “Sugarcane” |
| 0 |
| Melhor Documentário de Curta-Metragem |
| “Death By Numbers” |
| “I am Ready, Warden” |
| “Incident” |
| “Instruments of a Beating Heart” |
| “The Only Girl in the Orchestra” |
| 0 |
| Melhor Filme Internacional |
| “Ainda Estou Aqui” |
| “The Girl with the Needle” |
| “Emilia Pérez” |
| “The Seed of the Sacred Fig” |
| “Flow” |
| 0 |
| Melhor Design de Produção |
| “O Brutalista” |
| “Conclave” |
| “Duna: Parte 2” |
| “Nosferatu” |
| “Wicked” |
| 0 |
| Melhor Edição |
| “Anora” |
| “O Brutalista” |
| “Conclave” |
| “Emilia Pérez” |
| “Wicked” |
| 0 |
| Melhor Som |
| “Um Completo Desconhecido” |
| “Duna: Parte 2” |
| “Emilia Pérez” |
| “Wicked” |
| 0 |
| Melhores Efeitos Visuais |
| “Alien: Romulus” |
| “Better Man” |
| “Duna: Parte 2” |
| “O Reino do Planeta dos Macacos” |
| “Wicked” |
| 0 |
| Melhor Fotografia |
| “O Brutalista” |
| “Duna: Parte 2” |
| “Emilia Pérez” |
| “Maria” |
| “Nosferatu” |
| 0 |
| Melhor Direção |
| Sean Baker por “Anora” |
| Brady Cobert por “O Brutalista” |
| James Mangold por “Um Completo Desconhecido” |
| Jacques Audiard por “Emilia Pérez” |
| Coralie Fargeat por “A Substância” |
| 0 |
| Melhor Filme |
| “Anora” |
| “O Brutalista” |
| “Um Completo Desconhecido” |
| “Conclave” |
| “Duna: Parte 2” |
| “Emilia Pérez” |
| “Ainda Estou Aqui” |
| “Nickel Boys” |
| “A Substância” |
| “Wicked” |
