Mídia
Brasil é o lugar mais feliz do Instagram
Aplicativo de análise de redes sociais dá a maior pontuação ao País; na América Latina, Argentina é o menos alegre
Aplicativo de análise de redes sociais dá a maior pontuação ao País; na América Latina, Argentina é o menos alegre
Meio & Mensagem
24 de abril de 2014 - 12h01
Sol, praia, futebol, Carnaval… Se o Brasil é o País dos clichês festivos e também o das redes sociais, nada mais óbvio do que ser o mais alegre na internet. Ou pelo menos no Instagram, como revela pesquisa do aplicativo Jetpac.
O Jetpac cria guias de viagem analisando fotos do Instagram, segundo variantes como quantidade de sorrisos, proporção entre homens e mulheres, estilos de roupa etc. A partir desse banco de dados, a startup construiu uma lista dos países mais felizes do mundo e também por continente. O Brasil está em primeiro lugar, com 60,8 pontos.
A empresa analisou 150 milhões de imagens e formulou uma “pontuação sorriso”. Na média, a América Latina é o continente mais feliz, com 51,5 pontos – e muito acima da média do restante do planeta, em torno dos 25 pontos. O continente com a menor pontuação média é a Ásia, com 22,4 – o Japão seria o país menos alegre do mundo, com 4,1 pontos. Na lista da Europa, encabeçada pela Macedônia, com 40,1 pontos, não aparece entre os dez mais nenhum dos países mais ricos, como Alemanha e França.
As listas reúnem algumas inconsistências geográficas. Nicarágua e Costa Rica, por exemplo, são tratados como países sul-americanos, quando compõem, oficialmente, a América Central ou poderiam ser culturalmente reunidos como América Latina. Enquanto isso, países caribenhos e inclusive o Panamá, que está ao sul da Costa Rica, são considerados América do Norte (que oficialmente é composta por Canadá, Estados Unidos e México e três territórios ultramarinos). Veja a seguir as listas conforme a separação do Jetpac:
América do Sul
1. Brasil – 60,8
2. Nicarágua – 59,4
3. Colômbia – 49,8
4. Bolívia – 48,1
5. Costa Rica – 47,4
6. Venezuela – 45,2
7. Equador – 35,3
8. Chile – 33,4
9. Paraguai – 32,9
10. Peru – 31
América do Norte
1. Honduras – 47,2
2. Guatemala – 42
3. México – 40,1
4. Panamá – 39,4
5. El Salvador – 36,2
6. Porto Rico – 33,2
7. República Dominicana – 32,7
8. Estados Unidos – 29,7
9. Canadá – 26,7
10. Aruba – 25,7
Europa
1. Macedônia – 40,1
2. Romênia – 33,4
4. Islândia – 32
5. Libano – 31
6. Ucrânia – 30,6
7. Sérvia – 30,5
8. Luxemburgo – 30,4
9. Irlanda – 30,4
10. Rússia – 28
Ásia
1. Filipinas – 46
2. Cazaquistão – 39,6
3. Laos – 30,9
4. Turquia – 29,7
5. Myanmar – 29,5
6. Quirguistão – 29,4
7. Tailândia – 27,3
8. Israel – 26,9
9. Bangladesh – 26,2
10. Uzbequistão – 26
África
1. África do Sul – 31,5
2. Angola – 29
3. Egito – 26,7
4. Gana – 26,4
5. Nigéria – 24,3
6. Tunísia – 22,2
7. Marrocos – 20
8. Quênia – 18,8
9. Tanzânia – 17
10. Ilhas Maurício – 14,6
Compartilhe
Veja também
Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025
Levantamento Global Advertising Trends foi realizado pela Warc e projetou o desempenho das redes sociais nos próximos anos
Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil
Globo e SporTV terão um hub de mídia diretamente do parque para amplificar a cobertura dos jogos