Cade autoriza Disney, desde que venda Fox Sports

Buscar

Cade autoriza Disney, desde que venda Fox Sports

Buscar
Publicidade

Mídia

Cade autoriza Disney, desde que venda Fox Sports

Após negociações, empresas aceitaram vender o canal Fox Sports para atender as exigências do Conselho


27 de fevereiro de 2019 - 17h07

 

Com a aprovação do acordo, Disney será detentora dos títulos de esporte e entretenimento da Fox (Crédito: Reprodução)

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) publicou nesta quarta-feira, 27, decisão aprovando a compra da 21st Century Fox pela Disney no Brasil. As companhias aceitaram vender o canal de TV paga Fox Sports mediante a assinatura de um Acordo em Controle de Concentrações (ACC). A exigência do Conselho busca assegurar a competitividade entre os canais esportivos, uma vez que as companhias são detentoras de alguns dos principais players da TV fechada — a ESPN pertence à Disney.

A partir da oficialização, as empresas terão um prazo, ainda não divulgado, para realizar a venda. Nesse período, a Disney não poderá competir com a Fox por direitos de transmissão, encerrar contratos ou demitir funcionários. A medida pretende garantir que o canal não perca valor no mercado até o fim do processo. Caso as empresas não completem a venda até a data a ser determinada, a Disney pode ser penalizada com multa e a operação revista.

O contrato avaliado em US$ 71 bilhões prevê a compra dos títulos de entretenimento e esporte da Fox. Juntas, as empresas são donas da ESPN e Fox Sports, canais esportivos mais influentes da TV paga. Como regulador antitruste, o Cade avaliou a fusão um risco para a livre concorrência no setor.

Nas últimas semanas, o CEO da Disney, Bob Iger, esteve no País para negociar com o Conselho, mas não obteve sucesso. Se tudo ocorrer como previsto, o processo de fusão deve estar completo até o mês de março.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025

    Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025

    Levantamento Global Advertising Trends foi realizado pela Warc e projetou o desempenho das redes sociais nos próximos anos

  • Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil

    Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil

    Globo e SporTV terão um hub de mídia diretamente do parque para amplificar a cobertura dos jogos