Assinar

Ceefax, o avô da web, encerra operações

Buscar

Ceefax, o avô da web, encerra operações

Buscar
Publicidade
Mídia

Ceefax, o avô da web, encerra operações

O canal de texto tradicional no Reino Unido desaparece junto da TV analógica; usuários do Twitter prestam homenagem


18 de abril de 2012 - 7h17

O Ceefax (leia-se See Facts, ou “veja os fatos”) encerrou suas operações hoje na maior parte da Inglaterra, junto com o fim das operações de TV analógica no país. Com o desaparecimento do Ceefax, milhares de usuários do Twitter têm lamentado o fim do serviço de noticias em teletexto que, apesar do avanço da internet e das redes sociais, ainda existia no Reino Unido. O serviço começou a funcionar em 1972.

Basicamente, o Ceefax era um canal de texto agregado à BBC. Equivalentes também existiram nas emissoras Channel 4 e ITV, ambos já extintos. A partir de um menu inicial – e com o uso do controle remoto – os telespectadores podiam acessar informações sobre clima, esportes, manchetes e turismo. A previsão é que todo sistema de transmissão analógica seja extinto na Inglaterra até outubro de 2012 quando, definitivamente, o Ceefax desaparecerá por completo.

Saudades

Usuários do Twitter lamentam o fim do serviço. "RIP Ceefax, muitas tardes de sábado foram usadas acompanhar os resultados das partidas de futebol”, escreveu Adrian Blyth (@ ady_blyth). Fabio (@ fabiodnb) escreveu: “RIP Ceefax – A internet original”. Outro usuário do Twitter lembra do quanto o serviço era utilizado por torcedores de futebol: “O Ceefax se foi? Você não é um fã de futebol de verdade se não gastou 90 minutos atualizando a página 301”, disse @TheRealBrickTop. Keith Jones (@keithwrjones) sintetizou o espírito do serviço: “Ceefax: para os que são jovens demais para conhecer: imagine a Internet feita com Lego e visualizada através de sua televisão”.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também