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Cenp Meios: investimentos em publicidade crescem 12,5%

Volume acumulado no período atinge R$ 11,9 bi, cerca de R$ 1,32 bi a mais do que o mesmo período em 2024

i 10 de setembro de 2025 - 10h29

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No primeiro semestre do ano, setor publicitário investiu R$ 1,32 bilhão a mais do que no mesmo período de 2024, aponta Painel Cenp-Meios (Crédito: Shutterstock)

Os investimentos em publicidade no primeiro semestre de 2025 cresceram 12,52% em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados do Painel Cenp-Meios, divulgados nesta quarta-feira, 10.

O volume acumulado atingiu R$ 11,93 bilhões, cerca de R$ 1,32 bilhão a mais do que o montante registrado entre janeiro e junho do ano passado, aponta o levantamento realizado pelo Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário (Cenp).

Um dos fatores que chamam atenção no desempenho do segmento é o fato de ser superior aos principais indicadores da economia brasileira: nos primeiros seis meses deste ano, o PIB avançou 2,5%, resultado de fatores como as altas taxas de juros e a diminuição da produtividade da indústria. A publicidade, em comparação, cresceu cinco vezes mais no acumulado do período.

As veiculações em âmbito nacional somaram R$ 8,23 bilhões no semestre, o que corresponde a 69% do total investido no País. O Sudeste concentrou o maior volume, com R$ 2,23 bilhões (18% do total). Na sequência, apareceram Nordeste, responsável por R$ 563,48 milhões (4,7%); Sul, com R$ 442,30 milhões (3,7%); Centro-Oeste, com R$ 335,52 milhões (2,8%); e Norte, com R$ 128,22 milhões (1,1%).

Os dados do Painel Cenp-Meios são referentes aos espaços publicitários que foram efetivamente adquiridos pelas agências de janeiro a junho de 2025. O mapeamento considera os pedidos de inserção (PIs) emitidos pelas agências e são organizados por meio, período, estado e região. A entidade não tem acesso a informações individualizadas de clientes ou veículos.

O Cenp-Meios é monitorado pelo Núcleo de Qualificação Técnica (NQT), organismo estatutário especializado em pesquisa, mídia, circulação e métricas, formado por representantes de anunciantes, agências, elos digitais e veículos de comunicação. O sistema também é respaldado pela verificação independente da KPMG.

 

 

Investimentos em publicidade crescem 12,5% (De jan a jun 2025)
MEIO Valor Faturado (R$) Share (%)
CINEMA R$ 33.073 0,3%
INTERNET R$ 4.801.782 40,2%
Internet Áudio R$ 11.436 0,2%
Internet Busca R$ 349.542 7,3%
Internet Display e Outros R$ 2.826.573 58,9%
Internet Social R$ 1.197.872 24,9%
Internet Vídeo R$ 416.359 8,7%
JORNAL R$ 157.148 1,3%
OOH/MÍDIA EXTERIOR R$ 1.426.103 11,9%
RÁDIO R$ 441.120 3,7%
REVISTA R$ 32.850 0,3%
TELEVISÃO R$ 5.044.781 42,3%
TELEVISÃO ABERTA R$ 3.986.316 79,0%
TELEVISÃO POR ASSINATURA R$ 1.058.465 21,0%
Total R$ 11.936.857 100%