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Comércio e serviços dominam investimentos na publicidade digital

Digital AdSpend do IAB Brasil aponta que investimentos no meio alcançaram R$ 14,7 bilhões no primeiro semestre de 2022


30 de setembro de 2022 - 17h29

No primeiro semestre de 2021, os investimentos em publicidade digital no Brasil alcançaram o montante de R$ 14,7 bilhões, de acordo com o Digital AdSpend Brasil, relatório elaborado pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar.

Crédito: Shutterstock

Esse número representa um crescimento de 12% em comparação com o primeiro trimestre de 2021 e indicam que o setor tende a ter um desempenho ainda melhor no segundo trimestre do ano, impulsionado principalmente por eventos como Black Friday, Natal e Copa do Mundo.

Setores que mais investiram em publicidade digital

De acordo com o Digital AdSpend, o segmento que mais investiu em publicidade no ambiente online no primeiro semestre do ano foi o comércio (25%) e os serviços (24%). Na terceira posição aparece o setor de mídia, com 7% do total de investimentos, seguida pelo financeiro (6%).

Os demais setores, juntos, respondem por 32% do total dos investimentos em publicidade. Nesse grupo, estão englobados os segmentos de cultura, lazer, esportes, turismo, imobiliário, higiene pessoal e beleza, alimentos, vestuário, acessórios, bebidas, automotivo, farmacêutico, administração, pública e social, minas e energia, casa e decoração, construção e acabamento, higiene doméstica, industrial pet, agropecuária, brinquedos, escritório e papelaria, jogos e apostas.

Formatos mais usados de anúncios digitais

As redes sociais foram o destino de mais da metade do investimento total das verbas de publicidade digital, de acordo com o estudo. Segundo o IAB Brasil e a Kantar, 52% do total dos investimentos foi para as plataformas digitais.

Em seguida, aparece os buscadores (search), que correspondem a 29% do total dos anúncios, enquanto publishers e verticais ficaram com 18%.

Em relação aos formatos, 36% dos investimentos foram utilizados em publicidade com imagens, sejam elas estáticas ou animadas, como banners e gifs; 35% dos anúncios são em formato de vídeo e 29% search.

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