Copa não será exclusiva da TV paga na Europa
Reino Unido e Bélgica ganharam recurso que permite transmitir todos os jogos da fase final do Mundial e da Champions League em TV aberta
Copa não será exclusiva da TV paga na Europa
BuscarCopa não será exclusiva da TV paga na Europa
BuscarReino Unido e Bélgica ganharam recurso que permite transmitir todos os jogos da fase final do Mundial e da Champions League em TV aberta
Meio & Mensagem
19 de julho de 2013 - 12h45
O Tribunal de Justiça da União Europeia confirmou, nessa quinta-feira, 18, o direito conferido à Bélgica e ao Reino Unido de proibirem eventuais exclusividades da TV paga na transmissão de jogos de futebol considerados de “grande importância”. Segundo o Wall Street Journal, a decisão terá peso em competições como Copa do Mundo e Champions League.
A Comissão Europeia já havia tomado decisão parecida, que foi contestada por entidades organizadoras como a Fifa e Uefa. A decisão do tribunal rejeito os recursos “em sua totalidade”, segundo o jornal.
As entidades alegaram que a decisão será prejudicial para suas receitas de transmissão. A Uefa chegou a alegar que “reduz a possibilidade de geração de uma renda que pode ser distribuída para o esporte amador via pagamentos de solidariedade". A Fifa calcula investimentos de US$ 2,7 bilhões entre 2011 e 2014 para organização de campeonatos, financiar cursos e outras atividades. Segundo o jornal, a Fifa deve arrecadar US$ 3,8 bilhões na véspera da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e 60% desse valor têm origem na venda de direitos de transmissão.
A Comissão Europeia relata que Alemanha, França e Itália, entre outros países, já haviam solicitado revisão de regulamentos de transmissão de eventos esportivos, o que deve ser influenciado agora pela decisão sobre o futebol na Bélgica e no Reino Unido. O processo em questão se arrastava desde a Copa de 2010, quando foi acatado pela Comissão e levado, em segunda instância, a um tribunal de instância inferior, que já havia rejeitado a matéria. Esses países poderão transmitir todos os jogos de última fase em TV aberta.
Compartilhe
Veja também
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King
Quais impactos a regulamentação de IA no Brasil terá na publicidade?
Medida aprovada pelo Senado e que segue para a Câmara dos Deputados promete transformar a indústria de comunicação e publicidade no Brasil