Creators têm dificuldade em monetizar seu conteúdo

Buscar

Creators têm dificuldade em monetizar seu conteúdo

Buscar
Publicidade

Mídia

Creators têm dificuldade em monetizar seu conteúdo

Pesquisa conduzida pela Atlantico divulga dados da economia produzida por creators


27 de outubro de 2021 - 8h00

Estudo indica que 38% dos respondentes produzem conteúdo lifestyle (Crédito: Jacob Lund/shutterstock)

Os canais digitais proporcionaram aos produtores de conteúdo novas formas de gerar receita, como o surgimento de marcas nativas do próprio influenciador, como é o caso da Boca Rosa Beauty, da Bianca Andrade, em parceria com as marcas Cadiveu (para cabelos) e Payot (maquiagem), e que vem crescendo cada vez mais com a demanda de e-commerce, ou mesmo a integração de movimentos de monetização dentro das plataformas, como acontece no YouTube e Twitch.

No entanto, dados do instituto Atlantico revelam que os creators têm dificuldade em monetizar seus conteúdos. Entre os pesquisados, 23% não consegue aplicar valor em seus canais, enquanto apenas 14% geram uma receita superior a R$2.500, por mês.

Para avaliar o cenário econômico dos influenciadores brasileiros, o instituto  realizou o estudo “Creators Economy”, que contou com entrevistas com mais de 5 mil criadores de conteúdo e influenciadores digitais – que iniciaram suas produções na década de 90 até os dias atuais – a respeito das plataformas e formas de monetização utilizadas por esses profissionais.

A pesquisa levou em consideração dados voltados a ascensão das novas plataformas de conteúdo, como é o caso do YouTube, rede que conta hoje com 2.275 canais disponíveis, tendo o KondZilla como o maior canal brasileiro, com quase 65 milhões de inscritos e com vídeos que ultrapassam a marca de 1 bilhão de visualizações.

Apesar disso, o YouTube é preferência de apenas 25% dos influenciadores. A pesquisa indicou que 80% dos produtores entendem o Instagram como uma ferramenta essencial para o seu trabalho, seguido pelo Whatsapp com 60%.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • MTV e Tinder farão nova temporada do Beija Sapo

    MTV e Tinder farão nova temporada do Beija Sapo

    Projeto, que resgatou programa de sucesso dos anos 2000, terá segunda edição este ano, sob o comando de Valentina Bandeira

  • Cenp e Kantar projetam R$ 57 bilhões investidos em compra de mídia em 2023

    Cenp e Kantar projetam R$ 57 bilhões investidos em compra de mídia em 2023

    Novo relatório considera a base do painel do Cenp-Meios e extrapola os valores para as mais de 4 mil agências de publicidade do mercado brasileiro