Mídia digital movimenta R$ 37,9 bilhões em 2024, segundo o IAB Brasil
Setor de eletrônicos e informática é o que destina a maior verba do seu orçamento para a mídia digial, segundo dados do Digital AdSpend 2025
Mídia digital movimenta R$ 37,9 bilhões em 2024, segundo o IAB Brasil
BuscarMídia digital movimenta R$ 37,9 bilhões em 2024, segundo o IAB Brasil
BuscarSetor de eletrônicos e informática é o que destina a maior verba do seu orçamento para a mídia digial, segundo dados do Digital AdSpend 2025
Meio & Mensagem
28 de abril de 2025 - 6h00
Em 2024, as marcas investiram R$ 37,9 bilhões em mídia digital. O dado, apresentado no Digital AdSpend 2025, estudo realizado pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media, revela um crescimento de 8% da verba destinada ao digital em relação a 2023, quando somou R$ 35 bilhões.
Setor de apostas e jogos ampliou o investimento em 192% (Crédito: Chunyawut Stock/Shutterstock)
O estudo começou a ser publicado em 2020. Desde então, o investimento em mídia digital cresceu 60%, com uma média de 7 a 8% desde 2021. O aporte foi maior no último trimestre, mas houve maior crescimento no terceiro trimestre, devido às transmissões dos Jogos Olímpicos, afirma o IAB.
O levantamento acredita que um terço do investimento digital é feito diretamente pelos anunciantes. Porém, a grande maioria (67%) é feita via agências. Quase 70% da aquisição é via plataformas de programática.
O mobile concentrou 74% do investimento, enquanto desktop, 26%. Dentre os formatos, vídeo recebeu 42% da verba. Imagem recebeu 30% e buscas ficaram com 28%.
As redes sociais se destacaram nos canais, com 53% do share. Buscas repetiu o share de 28%, enquanto portais e verticais representaram 19%. O estudo estima que R$ 3,5 bilhões tenham sido destinados à retail media, revelando uma alta de 41% em relação ao ano anterior.
O setor de eletrônicos e informática é o que destina a maior verba para a mídia digital, cerca de 76% do seu orçamento em mídia. Em seguida, estão: vestuário (71%), educação (62%), escritório (59%), agropecuária (58%), viagem e turismo (57%), pet (55%), comércio (50%) e serviços (50%).
O setor que mais aumentou seu investimento foi o de jogos e apostas. O relatório aponta um crescimento de 192%. Educação ampliou seu aporte em 43%. Outros aumentos foram registrados em: automotivo (33%), serviços (32%), administração pública (31%), eletrônicos (30%), viagem e turismo (14%), vestuário (12%), comércio (12%) e financeiro (12%).
Os que apresentaram retração de investimentos foram: bebidas (27%), mídia (20%), alimentos (12%), beleza (12%) e telecom (3%).
Compartilhe
Veja também
Paulo Vieira e Camila Coutinho sobem ao palco do ProXXIma 2025
A influenciadora Gabi de Pretas e um dos maiores empresários do funk no Brasil, Rodrigo Oliveira, fundador do Grupo GR6, também passam pelos dois dias do evento
Nizan Guanaes estreia como apresentador de talk show
Novo programa estreia hoje, 20/05, às 17hs, no canal de Meio & Mensagem no YouTube, com entrevista com João Adibe, CEO da Cimed