Mídia

Discovery mostra novo perfil do homem latino

Estudo promovido pela empresa quebra paradigmas sobre população masculina da Argentina, Colômbia, do Brasil e México

i 19 de agosto de 2014 - 3h23

Um empreendedor, que trabalha com a família, divide funções e não se envergonha de sua profissão — muitas vezes exercida por mulheres.

A descrição é de Buddy Valastro, que está à frente de Cake Boss, atração do Discovery Channel, mas poderia ser utilizada para representar muitos homens latino-americanos. O confeiteiro é uma referência de padrão masculino contemporâneo. Como ele, há muitos homens parecidos na Argentina, na Colômbia, no Brasil e no México, segundo pesquisa do canal, realizada em parceria com o instituto britânico Jo McIlvenna.

De acordo com o levantamento, assim como o famoso confeiteiro, o homem contemporâneo busca autenticidade para criar seu próprio caminho e flexibilidade para aceitar o processo de mudança dos papéis sociais, responsabilidades e atitudes.

Antes os brasileiros se consideravam chefes-de-família e únicos responsáveis pelo sustento do lar, mas hoje aceitam compartilhar tarefas e decisões com suas­ companheiras, desde a escolha de programas de TV (71%), até a divisão de cuidados sobre as crianças (70%), passando pelos trabalhos domésticos (60%). Inclusive, 73% dos latino-americanos acreditam que podem criar um filho tão bem quanto uma mulher.

Como influência da pesquisa, a Discovery estreia um novo posicionamento neste mês. “Vamos continuar a fazer relatórios de audiência, mas agora os analisaremos pensando no futuro”, conta Beatriz Mello, diretora da área de insights.

 

A íntegra desta entrevista está publicada na edição 1623, de 18 de agosto, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.
 

wraps