E3 2018: o futuro do entretenimento em formação
Maior convenção de games do mundo aponta o que é tendência em um mercado que influencia o conteúdo e ações de marcas
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Luiz Gustavo Pacete
12 de junho de 2018 - 7h00
O mês de junho anda agitado. Para os torcedores, a Copa do Mundo está chegando. Para os publicitários, o Cannes Lions já está às vésperas e para os gamers, a E3 2018, maior convenção de games do mundo, tem sua abertura oficial nesta terça-feira, 12 de junho. É diretamente de Los Angeles, anualmente, que são anunciados os principais lançamentos e novidades do mundo dos games.
De acordo com Jean Mota, assessor de comunicação da agência eBrainz, presente na E3 deste ano, investimentos bilionários nessa indústria acabam diretamente relacionados a transformações no marketing e como esses jogos e tecnologias são levados para o público. “A divulgação acontece tanto no mundo real como no universo virtual, onde marcas diversas, das diretamente relacionadas ao universos dos jogos àquelas que querem entrar nesse mercado – como o setor alimentício, por exemplo -, aparecem nos jogos (e chegam a interagir com personagens), inúmeras redes sociais, ou em spots dentro e fora dos torneios de eSport”, afirma Jean.
Veja alguns destaques apontados por Jean Mota como cruciais para impactar a indústria de conteúdo entretenimento:
Foco na experiência
Não adianta apenas encantar o público com lindas cenas cinematográficas. Esse ano, cada jogo confirmado precisará trazer vídeos e versões de testes para que todos possam ver o que cada obra tem a oferecer. Ao aliarmos tais fatos com o melhor que a tecnologia dos games têm a oferecer, podemos esperar experiências ainda melhores e mais imersivas como nunca.
Realidade Virtual
Novos títulos serão anunciados e a realidade virtual ganha cada vez mais força no universo dos jogos. Certamente, veremos mais games para quem quer dar um passo a mais na imersão ao jogar
Games
2017 foi considerado por diversos especialistas do mercado como o ano dos games, contudo 2018 indica ter fôlego de sobra para tomar esse título, isso se pensarmos apenas no que ainda será revelado e esquecermos o que já chegou em 2018.
Branded content também é tendência em games
eSports
É inevitável falar de jogos sem mencionar o mercado competitivo. Com o crescimento do estilo Battle Royale – já presente em games já disponíveis, como Fortnite e PUBG, e nos que serão lançados, como Call of Duty Black Ops IV e Battlefield V – e a chegada de ainda mais jogos competitivos, tais como os já confirmados FIFA 19 e Super Smash Bros, por exemplo, o mercado dos esportes eletrônicos vive um momento de máxima ascensão, e a E3 2018 pode revelar as futuras modalidades do cenário.
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